Em menos de 15 dias Barreiros pula de apenas 01 para 36 casos confirmados de Covid-19, com 03 mortes, podendo aumentar ainda mais pelos próximos dias.

Desde que começou a pandemia da Covid-19 a se alastrar por todos os estados e municípios brasileiros que há uma guerra travada contra o isolamento social, em contra partida à necessidade de manter-se em quarentena, numa insana luta entre a razão e a irracionalidade.

O Brasil, infelizmente, é um dos países em que a principal liderança à frente do poder tem lutado para que, em saindo ás ruas mais e mais pessoas sejam infectadas, alegando a não necessidade de isolamento total, tentando convencer populares, boa parte de seus seguidores, á optar pelo isolamento vertical, ou seja, apenas os idosos ou pessoas de alto risco ficariam em casa, os demais, supostamente fora da zona de risco, teriam que voltar as atividades tidas como normais, mesmo sob risco de contágio.

Em nosso estado, Pernambuco, o governo resolveu por bem da população, aderir ao processo de quarentena, com o  intento de frear a evolução da Covid-19. O que em muito, apesar dos números, tem ajudado. Caso não estivéssemos sob quarentena e os números de contaminados e mortos, certamente seria o dobro ou o triplo do que temos sob conhecimento, até então.

Na cidade de Barreiros, por mais que os casos de contaminação estivesse acontecendo nas cidades vizinhas, conforme tratei em postagem anterior, parecia que milagrosamente havia apenas um caso confirmado. Embora oficialmente a cidade tenha optado pela quarentena, atendendo ao pedido do governo do estado é fato que essa opção não fora seguida pela maioria da população.

Depois da cobrança feita por mim, dia 06 deste mês, no mesmo dia daquela publicação a Prefeitura divulgou dados que podem ser conferidos teclando aqui. Neste dia a mesma aponta que o número de contaminados teria chegado á 12 casos confirmados, sendo zero o número de mortos pelo novo corona vírus.

Porém, o que passou-se à ver, conforme eu tinha dito antes que aconteceria, é um aumento significativo de mais casos, com pessoas positivadas para o Corona Vírus, já que poucas são e/ou foram as pessoas que se protegeram como se devia ou mesmo não havia (e talvez ainda não haja até então) uma ação mais efetiva de controle para impedimento de contágios.

Segundo a publicação da Prefeitura datada do dia 15 de Maio, ou seja, ontem, há já 36 casos confirmados, testados para a Covid-19, com a confirmação, segundo a postagem de 03 óbitos. Possivelmente tais números ainda estejam desatualizados e não esteja acontecendo como se devia uma sincronização dos dados de maneira à dar-se respostas para a população, como se espera.

São ao que se pode ver, 36 vidas contaminadas, e infelizmente, 03 mortes. O que leva-nos a pensar que possivelmente muito mais números não foram ou não estão devidamente listados, podendo ser bem maiores os casos. Porém, o que tem-se oficialmente já coloca-nos em frente à uma situação que está sem controle, precisando de ações mais enérgicas com o fim de barrar a evolução deste tão perigoso e letal vírus que tem adentrado na cidade dos Barreiros, e todas as cidades do Brasil, bem como, no mundo.