Quantos casos reais há em Barreiros de pacientes contaminados com a Covid-19? As autoridades locais estariam escondendo dados ou estão também desinformadas como a grande maioria?


Seguindo em linha direta, pela PE-60, somos a penúltima cidade antes de chegarmos à maravilhosa Maragogi, do estado de Alagoas. Temos o maior número de habitantes entre as cidades de Rio Formoso, Tamandaré, e São José da Coroa Grande. Ficamos localizados entre esses municípios na Mata Sul de Pernambuco. E desde quando começou a pandemia da COVID-19 pelo mundo, entrando a mesma em nosso estado, recebemos informações constantes de infectados. Pessoas de cidades vizinhas estão sendo contaminadas por este vírus que não escolhe etnia, religião, condição sexual ou partidarismo político. Já tivemos casos que foram descartados, mediante exames que fora feito na capital pernambucana. Que pode ser conferido teclando aqui. Bem como suspeitas por parte de internautas de que fulano no bairro X ou Y está infectado. Mas nada oficial, o que torna a notícia oficiosa. Ou seja, sem credibilidade.

Mas com o passar dos dias, enquanto as cidades vizinhas estão sendo tomadas com a contaminação desse perigoso virus, que tem infectado mais de cem mil pessoas em nosso país, chegando perto da casa de 8 mil mortes, apesar de termos resultados positivos de curados, incrivelmente, pouco ou quase nada se fala de casos oficiais na cidade de Barreiros. Por aqui a verdadeira pandemia é, ao que parece, a de falta de informações pelos órgãos competentes. A começar pela Secretaria de Saúde do Município, tendo á frente o Secretário Elidio Moura que apesar de usar redes sociais, nada ou pouco fala para elucidação de fatos. E pelo portal oficial da Prefeitura nada é encontrado com consistência. O que leva a população à ficar de orelha em pé das informações que passa-se de boca em boca (o famoso boato) por não se encontrar notícias reais a partir dos órgãos oficiais.

Dados apontados dos dias 18, 20 e 24 de Abril de 2020, publicado no portal oficial da Prefeitura de Barreiros.

Acessando o site oficial da Prefeitura Municipal de Barreiros encontramos apenas quatro informes "oficiais" dizendo datando dos dias 18, 20 e 24 de Abril (veja nas imagens acima) e o mais recente do dia 1º de Maio (confira abaixo) em que fora registrados 42 casos em isolamento (sem mais detalhes), 10 casos descartados, 03 casos em investigação, 01 caso confirmado e felizmente, até aquela data, nenhum óbito por Corona Vírus. Parece até "confortador". No entanto, será que esses números são atuais ou verdadeiros?


A cidade de São José da Coroa Grande, diariamente é bombardeada com informações atualizadas de casos, confirmados ou descartados, levando à população á tomar conhecimento do que se passa naquele município. Em Tamandaré, ainda que se reclame de algumas condições por parte da gestão de lá, os munícipes estão sendo de uma forma ou de outra avisados dos casos positivos ou descartados. Rio Formoso é outra cidade que não tem deixado, ao que se pode observar, os cidadãos sem avisos. Mas, na cidade de Barreiros o Secretário de Saúde Elídio Moura, juntamente com sua equipe, parecem não estar preocupado em atualizar dados para que todos fiquem conhecendo o que se passa na real.
Não se pode de todo culpar a Prefeitura, ou a Secretaria de Saúde de Barreiros, se infelizmente, também, os que contraíram o vírus igualmente não se manifestam, ou não desejam ser localizados, bem como identificados, e ainda há casos de pacientes que sequer procuram os postos de saúde ou o Hospital, estando com os sintomas da doença.
Pelas informações que temos, mas que não partem de órgãos oficiais, é provável que em Barreiros o número de contaminados pela Covid-19 possa estar na casa de cem infectados. Mas, nada se pode provar, já que os órgãos oficiais não repassam tais informes para o público, não se sabe por qual razão. Por outro lado, é fato de que das pessoas que estão ou poderão estar infectadas, uma grande maioria que estaria com o vírus, apresentando sintomas da doença não estriam recorrendo aos postos de saúde ou ao hospital, por fatores que desconhecemos, o que pode dificultar ainda mais as atualizações de casos em nosso município.

Ainda segundo informações não oficiais, boa parte das pessoas que teriam sido contaminadas pelo Corona Virus, temem que seus nomes sejam divulgados, a partir das redes sociais, e mantêm-se dentro de suas casa, felizmente, sob isolamento. Menos mau, mas ainda assim, preocupante, já que por conta de ações como estas, ficamos sem saber ao certo quem são as pessoas e quantas estão infectadas.

Informações dão conta de que não há em Barreiros materiais para detectar o vírus. E e os exames dependem de órgãos fora de nossa cidade, de laboratórios como os de Recife. Outro problema mais grave ainda, já que nem todos os possíveis contaminados fizeram, o exame para saber se estão ou não de fato, infectados. Também fomos informados de pessoas que estão á espera de resultados para saberem de fato se estão ou não com o vírus.

Soube à pouco antes de terminar essa publicação de que na Rua Edson Régis, no Bairro dos Lotes, teria uma pessoa contaminada com a Covid-19 mas que não tem tido a mesma ou o mesmo (não foi informado o sexo da pessoa) acompanhamento por parte da área de saúde da cidade. Também ficamos sabendo de que um vigilante, ex-integrante da equipe de saúde barreirense, está com todos os sintomas, em isolamento, mas que até então não fora feito nele o teste para saber se tá com Corona Virus ou não. No bairro Santa Marta (alto da rodoviária) teria uma mulher com todos os sintomas da doença, mas que também não teria sido feito nela o teste para detecção. Um policial, bastante conhecido, está internado, há dias, e muita gente já apontou-o como estando infectado, embora não há nada que prove que o mesmo tenha contraído o vírus.

Recentemente aconteceu uma morte de uma senhora bastante conhecida, que seria portadora de diabetes e teria ainda problemas de pressão. Mas, os informes inciais, partindo, inclusive de uma companheira de anos que trabalhava com ela, dava conta de que a mesma teria falecido por ter contraído a Covid-19 e que não teria conseguido ser entubada à tempo, vindo á falecer. Se verdade ou não, instantes depois do áudio divulgado, outros áudios partindo de parentes e pessoas mais próximas, davam conta de que a mesma não teria sido infectada, e que a causa da morte não teria sido pelo Corona Vírus. Porém, não tem como saber se verdade ou boato, o caso em questão, já que por parte dos órgãos oficiais, nada há que confirme qual dos lados está com a razão.

O que vemos, assim, são casos e mais casos suspeitos que poderiam ou não ser descartados se os testes fossem feitos assim que informados e/ou constatados. O que deixa todos os populares sem saber o que de fato está nos acontecendo. Se há evolução de Corona Vírus ou não na cidade. Algo que deixa a todos sob suspeitas, já que nas cidades vizinhas há casos confirmados, descartados, curados e de mortes.