Chuva: Governo de Pernambuco só age na consequência, não faz um trabalho preventivo para assegurar a vida das pessoas



As chuvas que castigaram municípios da Mata/ Litoral Sul e Agreste Meridional pernambucano desde o ultimo sábado (02) permanecerá até esta terça-feira  (05), segundo informações do Inmet. As águas têm causado transtornos em diversas regiões. 

Pelos menos 29 municípios pernambucanos estão em situação crítica e declararam estado de emergencial e poderão receber auxílio de R$ 1,5mil. Pelo menos 7 mil pessoas estão desalojadas e 2 pessoas desaparecidas. 

Os recorrentes transtornos causados pelas chuvas acendem um sinal de alerta para o Governo do Estado: a necessidade de investimentos em infraestrutura nas estradas, barragens, deslizamento de barreiras, acessos vicinais e moradias adequadas. 

"O governo de Pernambuco não age de forma preventiva e a ausência de políticas públicas de prevenção afeta a vida da população mais pobre que mora nas áreas ribeirinhas e que sofre com as consequências perdendo tudo que tem com as inundações. Como é que em 16 anos deste governo não se planejou nada?", indagou, Eugênia Lima,  pré-candidata  aos Senado pelo PSOL-PE. 

A pré-candidata alerta que na enchente de 2010, que destruiu cidades da Mata Sul como Palmares, o Governo do então Eduardo Campos prometeu a construção de 5 barragens para contenção do Rio Una, Pirangi, Sirinhaém,  Carimã entre outros, porém, apenas 1 foi feita na Mata Sul. Todas as demais estão inacabadas.