05 maio 2022

Unidade para vencer e reconstruir o Brasil

Eugênia Lima - Pré-candidata ao Senado Federal pelo PSOL Pernambuco

O Brasil enfrenta uma da maiores crises política, social e econômica da sua história. No Planalto, se aloja o responsável pelo aumento da inflação, a volta da fome, recorde dos índices de desemprego e pela trágica condução da pandemia que vitimou mais de 650 mil brasileiros e brasileiras. Derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo é uma tarefa histórica de todos e todas da nossa geração e, por isso, o PSOL, no último fim de semana, aprovou o apoio ao Presidente Lula para as eleições de outubro. 

O nosso partido, fundado em 2005, tem como pilares ideológicos a defesa da liberdade e da transformação social, sempre ao lado da classe trabalhadora e dos oprimidos do país. Na atual conjuntura, entendemos que derrotar Bolsonaro é prioridade para reconstrução do Brasil e avanços necessário em benefício do nosso povo. Pela primeira vez na história não apresentaremos candidatura à presidência para apoiar Lula, líder em todas as pesquisas. Porém, não nos omitirmos de importantes pontos programáticos, como a revogação do teto de gastos, das reformas trabalhistas e previdenciária, ampliação dos direitos sociais, combate às opressões, defesa do meio ambiente e transição energética, entre outros.

O PSOL acredita que, além da tarefa eleitoral, é imprescindível um governo conectado com as necessidades do povo para expurgar de vez a semente do bolsonarismo autoritário da nossa sociedade. Para isto, além de contribuir programaticamente, estará lado à lado com os movimentos sociais, sindicatos, trabalhadores e trabalhadoras para garantir a vitória eleitoral de Lula e o máximo de parlamentares de esquerda em todo o Brasil e, simultaneamente acender nos corações e mentes a luta pela verdadeira transformação social. Na construção de um país e mundo, onde as mulheres, negros, indígenas, LGBTQIA+s possam viver para além da sobrevivência diária. Uma sociedade baseada na justiça social, onde todos e todas tenham direito a comida, emprego pleno e acesso a cidadania.

Este ano, marcharemos ao lado do Presidente Lula e do povo. Unidade de ação para derrotar o atraso e a violência de Bolsonaro com a esperança e alegria de quem nunca se rendeu na luta por um país melhor para todas e todos. Sem Medo de ser feliz. Estamos com Lula pela esquerda.

Eugênia Lima
Pré-candidata ao Senado Federal pelo PSOL Pernambuco