Secretaria de Saúde de Barreiros aponta 12 casos confirmados com 01 uma morte por Covid-19 na cidade, com dados publicados na manhã do dia 09 de Maio. Casos poderão evoluir.

Números de casos confirmados, pelo que até então está sendo apresentado pela Secretaria de Saúde, à partir das redes sociais oficiais da Prefeitura, apontam que já contamos com 12 casos confirmados de Covid-19 na cidade de Barreiros. Populares acreditam que há mais casos e alegam que os dados estariam desatualizados. No entanto, não podemos ir de encontro ao que está sendo apresentado pelos órgãos oficiais, sejam tais números verdadeiros ou não. Acredita-se que com o passar das horas os números poderão ser atualizados, mostrando o passo a passo da evolução do Corona Vírus no município.

Lamentavelmente a evolução de casos na cidade é a prova de que há maior necessidade de isolamento, além de controle, já que infelizmente há casos ainda de abertura de lojas no centro da cidade e alguns outros comércios, burlando a quarentena proposta pelo governo do estado de Pernambuco, facilitando assim a aglomeração e consequentemente a proliferação do contágio no município. Neste caso, não se pode apontar apenas o dedo para os órgãos oficiais, se o outro lado não respeita as regras ora impostas.

Em muitos dos casos possíveis de contaminação pela Covid-19 há ainda o negativismo, em que pessoas acreditam ainda tratar-se de uma mera gripezinha, ou dizem-se estar imunes, pensando que apenas nos outros os contágios se dão e neles não. A não prevenção por parte dos populares é, sim, o fator de maior preocupação, levando á uma incidência de proliferação do vírus.

Por outro lado, também é preocupante algumas desinformações que são espalhadas levando pessoas á desacreditarem nos dados oficiais que apesar tudo tudo temos, por mera questão política, quando o momento deveria ser de união e luta contra o vírus, perigoso, ao invés dos ataques de grupos políticos, por estarmos em período, ainda que indefinido, de eleição municipal.

Em nota publicada pela Prefeitura Municipal de Barreiros a Secretaria de Saúde diz lamentar o aumento de casos e pede para que os cidadãos sigam em isolamento, tomando os cuidados necessários com o fim de erradicar e/ou barrar o aumento de casos na cidade.

"Lamentamos profundamente a primeira morte por Covid-19 confirmada em nosso município, e reforçamos a importância de que a população permaneça em casa, e mantenha os cuidados básicos, com medidas preventivas e isolamento social. Barreirenses, fiquem em casa; unidos conseguiremos vencer o combate ao novo coronavírus!" (Nota Oficial da Secretria de Saúde em página oficial da Prefeitura Municipal de Barreiros)