Moradores da Massa Falida e bairros mais afastados em Barreiros reclamam da falta de água e fazem apelo à Compesa e autoridades locais.


Um dos fatores principais para o combate ao Covid-19 diz respeito à higiene. Segundo as orientações que são repassadas pelos órgãos competentes é preciso que lave-se as mãos constantemente, além de passar álcool gel, fator 70, nas mãos e partes importantes, por proteção. Principalmente nesse período de quarentena para impedir o avanço do corona vírus. E, acima de tudo, água, além de ser importantíssima nessa fase ainda tem funções essenciais em cerca de 90% das atividades de um lar. Lavar roupas, beber, preparar comida, tomar banho, etc... e para famílias que tem crianças a falta de água em qualquer período é de extrema importância, ainda mais, agora.

No entanto, moradores de bairros um pouco mais afastados do centro da cidade de Barreiros, principalmente os que residem no bairro conhecido como Massa Falida, são os que mais estão sofrendo durante a expansão dessa pandemia, em virtude da quarentena com a falta de água nas suas torneiras.

Há menos de uma semana o Ministério Público de Pernambuco, através de seu representante legal, Dr. Júlio César Cavalcanti Elihimas, emitiu nota solicitando á Compesa em Barreiros para que fosse cumprido o calendário de abastecimento na cidade, durante o período de quarentena por conta do Corona Vírus. Papel, que infelizmente, não está sendo executado pela Companhia Pernambucana de Saneamento.

Moradores da Massa Falida estão há dias sem águas em suas torneiras. Segundo alguns, há cerca de vinte dias que não tem chegado água com regularidade nas casas dos populares.

Pelo comportamento dos responsáveis pela Compesa, os mesmos estão descumprindo o calendário, além de desobedecerem, em situação de desrespeito, à recomendação do Promotor de Justiça, conforme pedido deste para abastecimento de água nas torneiras, coisa que não estão cumprindo.

Neste video, publicado dia 06 de Abril, segunda-feira, a equipe da Radio e TV Nova Barreiros Web, esteve no Bairro da Massa Falida registrando estas imagens que podem ser conferidas teclando abaixo e/ou seguindo para o canal da emissora.
  

Ainda. segundo informações dos moradores do bairro acima citados há ruas, na mesma comunidade que chega água nas torneiras e outras ruas não. O que é bastante estranho.

Há ainda uma denúncia de que existe uma caixa de água que está há meses sem qualquer funcionalidade. Desativada. O que representa um verdadeiro descaso por parte da empresa para com a comunidade em questão.

Entre um descaso e outro, os moradores vão sofrendo sem nenhuma ação efetiva das autoridades locais, além de total descumprimento da Compesa para com a vida dos barreirenses daquela localidade e outras que estão passando pelos mesmos problemas.