16 março 2020

Descartada suspeita de Coronavirus em Barreiros.


Na semana passada foi anunciado que em Barreiros havia uma suspeita de infecção do coronavirus, levando a população ao pânico, com receio de que nossa cidade estivesse correndo sérios riscos de contágio. A mídias oficiais e não oficiais davam conta certa de que no município tinha um infectado. O que à bem da verdade havia apenas suposições sem nenhuma comprovação.

Infelizmente aliada ás informações desencontradas muitos boatos igualmente foram espalhados, principalmente pelas redes sociais, atingindo pessoas que estavam sendo apontadas, maliciosamente, por conta da falta de cuidados e de ética profissional de alguns.

Sem sequer saberem do quê ou de quem se tratava, internautas passaram à dizer que um cidadão conhecido como Claudio da COOATES seria a pessoa contaminada. Detalhe, não falavam e suposições, afirmavam vergonhosa e maliciosamente.

Infelizmente, veio de dentro da área de saúde a informação de que alguém era suspeita, em Barreiros. Sem os cuidados e faltando com a ética devida, uma fala aqui e outra ali, chegaram já distorcidas nas redes sociais dando conta de um contágio, quando sequer havia confirmação.

Depois de ter sido apontado como a pessoa que supostamente teria contraído o vírus Covid-19, o empresário Claudio gravou um áudio ontem, domingo dia 15, que pode ser conferido teclando abaixo, contando que o mesmo tomou a iniciativa, pensando em sua família, de realizar o exame numa das unidades da UNIMED em Recife. Um procedimento mais do que aconselhável e louvável.

Porém, não sabia ele que as informações fossem repassadas da forma que fora, causando desconforto para ele e seus familiares.
 

Numa entrevista por parte do Secretário de Saúde de Barreiros foi informado que o departamento de saúde barreirense teria procurado o suposto paciente. O que foi desmentido por Claudio no áudio acima.


Claudio da COATES
Nesta segunda feira, dia 16 de março de 2020, chegou finalmente a confirmação por parte da Secretaria de Saúde que entrou em contato com o senhor Claudio lhe informando que o teste deu negativo para o Coronavirus. O que representa um alívio não apenas para o cidadão e seus familiares atingidos com as fake News, como para toda cidade.

Infelizmente o trauma que este cidadão certamente sofreu com sua família neste período é irreparável por conta da irresponsabilidade de alguns, que sem ética, resolveram causar polêmica não apenas em nosso município, como em todo estado e nível nacional.

Mesmo com a suspeita descartada, ainda é necessário que não apenas os órgãos competentes como também toda a sociedade redobre os cuidados, para evitar a entrada deste vírus em nossa cidade.