ALEPE recebe lançamento de livro sobre educação integral e profissional em Pernambuco

Na próxima terça-feira (10), às 17h, a biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco receberá o lançamento do livro "Além do Olhar: Práticas, Relatos e Pesquisas sobre as Políticas Públicas de Educação Integral e Profissional em Pernambuco", obra que tem como um dos autores o deputado estadual e vice-presidente da comissão da Educação na ALEPE, Professor Paulo Dutra (PSB).

Deputado Estadual Professor Paulo Dutra
A obra, organizada também por Dutra, é uma coletânea de artigos, frutos das dissertações de Mestrado defendidas por servidores efetivos da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco que atuam diretamente na gestão da Educação Integral e Profissional. Os artigos tratam de diferentes abordagens, tanto pedagógicas, como gerenciais, de temas de grande relevância para essa área de atuação da educação ainda carente de fonte de pesquisa.

"Somos dez autores, professores efetivos da rede que terminaram seus mestrados e agora estamos juntos nessa grande obra. Acredito que essa publicação trará significativa contribuição para os interessados na educação integral e profissional", explica o deputado, que coordenou a implantação e desenvolvimento das políticas públicas de educação integral e profissional de Pernambuco entre os anos de 2008 e 2018, quando era secretário executivo de educação. Hoje, com 412 unidades já em funcionamento e 25 anunciadas para 2020, Pernambuco possui a maior rede de escolas em tempo integral do Brasil.

Além do parlamentar, também assinam os artigos: Aldineide Lilian Gomes de Queiroz Ferraz (gestora da Escola Técnica Estadual Cícero Dias); Domitila Severina da Silva e Silva (Coordenação Geral da Bolsa formação); Dulce Cristina Arcoverde de Souza Santana (Analista em Gestão Educacional em Administração e assistente de Gestão da Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins); José Roberto Lima Miranda (diretor da Escola Técnica Estadual José Alencar Gomes da Silva); Juliana Maria Rosilda de Oliveira (gestora da Escola Técnica Estadual Professor Lucilo Ávila Pessoa); Júlio César Barbosa de Albuquerque (professor da Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos); Maria de Araújo Medeiros Souza (Secretária Executiva de Educação Integral e Profissional); Maria do Socorro Rodrigues dos Santos (superintendente do Programa de Desenvolvimento do Turismo - SETUR); e Suely Almeida Barbosa da Rocha (diretora da Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical).

O evento contará com a presença de todos os autores e ainda com a professora Lucília Machado (UFMG), pós-doutora em Sociologia do Trabalho, doutora e mestre em Educação, referência nacional em educação profissional, que assina o prefácio do livro. Também estão confirmadas apresentações musicais e culturais realizadas por estudantes e professores da ETE de Criatividade Musical.

Com mais de 300 páginas, a obra pode ser adquirida durante lançamento ou de forma antecipada pelo WhatsApp (81) 99892.2485.