Falsas empresas de pesquisas apontam Pedro Ivo com 54% e Carlinhos da Pedreira com 42%. Tanto um quanto outro estariam à frente dos demais pré-candidatos, segundo institutos fakes.


A cada ano eleitoral nos deparamos com algumas ações, que sinceramente para quem tem os olhos atentos, não se surpreende. Mas para o leigo que pouco pesquisa o que está sendo apresentado, paira pelo menos o ônus da dúvida.

No ano que antecede as eleições municipais de 2020, "miraculosamente" estamos encontrado algumas pesquisas das mais esquisitas (ainda que bem elaboradas) nas redes sociais para candidatos á Prefeito e vereadores, que "não está no gibi". No entanto, vamos tratar aqui, mas especificamente dos cargos executivos, deixando o legislativo para uma outra publicação, se necessário for.

As eleições do ano de 2018, que ajudou à eleger Bolsonaro com centenas de milhares de Fake News e perfis Fakes espalhadas nas redes sociais já deram amostras do que viriam (e está vindo) pelos anos seguintes. Como não se consegue barrar as notícias falsas, algumas pessoas, mais inteligentes, aprendem á descobrir o que se esconde (e quem se esconde) por trás do que está sendo apresentado na internet, todos os dias e e todas noites.

Desde os primeiros meses de 2019, alguns espertalhões começaram produzir pesquisas para determinados nomes de pré-concorrentes ao cargo de Prefeito em Barreiros á partir de sites como o Federum, (que pode ser acessando clicando aqui). O portal permite que você prepare pesquisas e repasse á partir de redes sociais como Whatsapp e Facebook, mais especificamente.

O problema neste site, assim como em demais outros, é a facilidade com que as os internautas podem votar repetidas vezes num mesmo candidato á cada repasse de outros internautas. Sendo assim, o suposto candidato X poderá receber mais votos que os candidatos Y ou Z.

As pesquisas no Facebook também estão sendo feitas, não pelos pré-candidatos, que não são idiotas para fazerem as pesquisas com seus respectivos nomes. Estes, no entanto, provavelmente contratam alguns internautas ou tem produzido perfis falsos (uma prática antiga) preparando assim as pesquisas que vão pouco à pouco repassando para que outros votem, já tendo uma numeração X à frente dos demais pré-concorrentes, passando a ideia de que aquele á frente dos demais candidatos estaria em preferência na suposta atenção popular.

Não satisfeitos com os resultados do Feredum por atingir um publico ainda restrito alguns destes espertalhões da politica local resolveram dar um ar de seriedade, passando á catalogar as mesmas como se estas fossem de  institutos com nomes de Senso Barreiros, Ponto a Ponto, ou ainda Institito de Pesquisas Eleitorais e Comerciais. Com um detalhe interessante entre estas "apresentações": nenhum destes nomes pomposos sequer existe no comercio brasileiros.

No mês de Outubro e agora o mês de Novembro duas pesquisas foram "apresentadas" ao público barreirense à partir dos grupos na internet para que caíssem nas graças do povo. E, em todas as pesquisas, certamente contratadas ou preparadas pelos candidatos ou pessoas ligadas aos pré-candidatos, apresentam números mirabolantes, mas sem garantia alguma de oficialidade.

Neste publicação trago o exemplo de umas supostas pesquisas que estariam sendo publicadas e compartilhadas por pessoas ligadas á este ou aquele pré-candidato ao cargo de Prefeito em Barreiros.

Numa das pesquisas chegam á dizer que a tal pesquisa teria sido encomendada pelo Governo do Estado de Pernambuco. E, nesta o ex-prefeito (conforme printe dos gráficos que trouxe aqui)  o Ex-prefeito Carlinhos da Pedreira estava despontado com a marca de 32% num dos gráficos e num outro com 42%. Deixando outros pré-candidatos bem atrás, na suposta intenção de votos do povo barreirense.

Na tal pesquisa que teria sido supostamente encomendada pelo Governo do Estado de Pernambuco, conforme alguns chegaram á apontar, para dar credibilidade à mentira a pesquisa falsa, Carlinhos da Pedreira estaria com 32% da preferencia popular, á frente de Elimário Farias, João Baleia e Beto da Sensação. No entanto, a tal empresa que seria supostamente contratada escreve o nome do atual Prefeito Elimário Farias separando seu primeiro nome como sendo Eli Mário. Como você pode conferir no gráfico acima. Na pesquisa pró Carlinhos da Pedreira eles dizem terem entrevistado em Barreiros 1.308 pessoas.

Além da atenção para erros como Eli Mario, Beto Senca e abreviação do nome de João Baleia (que não pode concorrer á cargos públicos por estar mais uma vez inelegível)  consta ainda o nome de um candidato, Felipe Ferreira, que sequer consta no cenário municipal. Sem contar ainda os erros de português claros, que podem ser conferidos baixando a tal pesquisa, aqui.

Para azar dos "donos" desta pesquisa do "instituto Ponto a Ponto", eu tenho entre meus contatos o Felipe Ferreira (que não é candidato) e conversando com o mesmo este me informou que foi ele quem fez uma pesquisa online pelo Feredum e resolveu colocar o nome dele na mesma para fazer uma brincadeira com os amigos e colegas internautas, colocando o nome dele como suposto candidato à vereador. E que desconhecia que tivessem pego sua pesquisa, sem valor qualquer, e transformado-a nesta que agora estão apresentando como tendo sido feita pelo Governo do Estado de Pernambuco.

Agora numa pesquisa "inédita" quem estaria à frente de todos os demais candidatos é Pedro Ivo, ex-vereador barreirense que até o inicio deste ano estava impedido de ser candidato, ou seja inelegível, desde 2012.

Nesta pesquisa que coloca supostamente Pedro Ivo à frente dos demais nomes para o cargo de Prefeito ele aparece com exatos 54% de intenção de votos, à frente de Carlinhos da Pedreira, Beto da Sensação, Inaldo Lins e demais outros. Nesta pesquisa eles afirmam terem entrevistado 1.016 pessoas dando o nome de Instituto de Pesquisa Técnica Apurada como sendo a empresa entrevistadora.

Chama atenção destas pesquisas pró Pedro Ivo para a de pró Carlinhos a tentativa de riqueza de detalhes quanto à numeração de maneira à que não fique nenhum ponto faltando ou passando, em se referindo ao recolhimento dos números.

Mas, tanto a empresa Ponto à Ponto quanto o "Instituto de Pesquisa Técnica Apurada" não há número de contratação para a pesquisa, tão pouco, nenhuma informação oficial, principalmente pelo TRE ou TSE.

Sem contar que basta fazer uma pesquisa leve no Google, colocando os nomes destas empresas que não se encontram sequer vestígio, como endereço, número de telefone, e-mail ou site das empresas, que obiviamente não existem.

Na pesquisa anterior, do Censo Barreiros Ponto à Ponto além de não aparecer nome nem numeração da pesquisa ainda tem os apontamentos de que Carlinhos da Pedreira esta despontado em todos os cenários. Algo que acontece também com a pesquisa pró Pedro Ivo..


Outras pesquisas, igualmente sem validade alguma estão sendo espalhadas todos os dias nas redes sociais e compartilhadas pelos internautas, principalmente à partir do Whatsapp ou Facebook, as mais populares com o intento de apresentar os possíveis "contratantes" das mesmas, á frente de todos os demais pré-candidatos, cujo cenário, no entanto, é bastante diferente.

Isso é uma das provas do que virá de Fake news e perfis Fakes nas eleições municipais do ano que vem, 2020 não apenas na cidade de Barreiros. Cada qual querendo vender seu peixe, usando de todos os artifícios possíveis.