João Baleia estaria pressionando seus vereadores de Barreiros para aprovarem suas contas?

Desde que me entendo por blogueiro na cidade de Barreiros que escuto falar que João Baleia tem contas pendentes de sua gestões passadas (ele foi prefeito por dois mantados seguidos) e que ainda não foram aprovadas por que vereadores locais não as aprovaram, nem as reprovaram por este ou aquele motivo, sem argumentos suficientes.

João Marcolino Gomes Junior, mais conhecido como João Baleia, foi eleito Prefeito pelo PSB, exercendo o cargo entre 1º de Janeiro de 1987 à 31 de Dezembro de 2000. E depois, mudando de partido, foi reeleito pelo PSDB, exercendo o mesmo cargo entre 1º de Janeiro de 2001 à 31 de Dezembro de 2004Durante seu período como Prefeito cometeu algumas irregularidades que foram apontadas pelo Ministério Público de Pernambuco e Tribunal de Contas do Estado à partir de denúncias.

Atualmente João Baleia está filiado ao PDT mas com planos, segundo informações recentes, de estar voltando para o PSB que antes estava nas mãos do ex-prefeito Carlinhos da Pedreira

Como este está no PP, o PSB poderá voltar para as mãos de João Marcolino que pula de partido à cada período, segundo seus interesses político/partidários.

João Marcolino Gomes Junior (João Baleia)
João Baleia coleciona cerca de 12 processos dos quais de alguns deles já recebeu condenação. Por ter sido sentenciado está inelegível, ainda.

Mas, como é um profissional dentro da política local João Baleia conseguiu eleger sua esposa na cidade vizinha à Barreiros, em São José da Coroa Grande, em 2012, exercendo esta o cargo de Prefeita entre os anos 2013 à 2016, fazendo um marketing sujo, colocando antes seu nome para candidato, mesmo sabendo-se inelegível, e trocando pelo da esposa, uma semana antes das eleições. Fato que se repetiu em Barreiros no ano de 2016, desta vez com um ex-funcionário, o ex-gerente Elimário Farias, do extinto Supermercado Econômico.

A gestão de Elianai, como todos sabem, era gerenciada por ele. Ela tinha o papel figurativo, enquanto ele é quem dava as ordens e comandava de fato a Prefeitura.

Elianai Gomes e João Baleia
Elianai Gomes não foi reeleita tendo seu nome retirado ainda nas eleições de 2016, e como premio por ter sido gerenciada em toda sua gestão pelo seu esposo, João Baleia, a mesma recebeu da Segunda Câmara do TCE uma multa no valor de R$ 30 mil pela prática de irregularidades no exercício financeiro de 2014.

Também foram penalizados, mas com multa menor (R$ 5 mil), Jair do Nascimento Chaves (Presidente da Comissão de Licitação) e Maria Sueli da Silva (Responsável pelo controle interno), e excluídos de qualquer penalidade os servidores Cícero Sérgio de Lima, Cristiano José Ximenes Noia e Rosimere Lins de Lima. (confira aqui)

Em outras palavras, o cara é tão maquiavélico, que conseguiu sujar o nome da própria esposa por ambições pessoais. Recentemente João tem como seu "brinquedo de estimação" (depois da esposa) à frente da Prefeitura de Barreiros o atual prefeito Elimario de Melo Farias, que obedece e acata todas as ordens de Baleia como um perfeito servo amestrado.

João Baleia e Elimário de Melo Farias
A cidade de Barreiros, que já era pessimamente administrada por Carlinhos da Pedreira entre 1º de Janeiro de 2013 à 31 de Dezembro de 2016, trocou apenas de mãos, continuando na mesma estagnação de anos.

As contas de Carlinhos da Pedreira do ano de 2013 foram aprovadas, com ressalvas, pela Câmara de Vereadores de Barreiros e pelo TCE. Já as contas de 2014 foram reprovadas tanto pelo Tribunal de Contas do Estado no ano de 2018, quanto pelos 13 legisladores no dia 18 de junho de 2019. (consulte aquiRecentemente as contas do ano de 2016 de foram reprovadas pelo mesmo TCE e já foi encaminhado comunicado para a Câmara de Vereadores de Barreiros com a recomendação para que sejam reprovadas, o que certamente será, se os vereadores seguirem a recomendação. O julgamento destas deverá acontecer pelos próximos dias.

Ante todo o exposto acima, fiquei sabendo que os vereadores da base de João Baleia em Barreiros estariam sendo "pressionados" à aprovar as contas (todas) de João Marcolino Gomes Junior. Contas estas que, durante todo o percurso conhecido em nosso município já teve diversas controvérsias e "causos" impedindo a reprovação.

No ano de 2014, poucos meses antes de ocorrer o julgamento de uma das contas de João na Câmara de Vereadores de Barreiros, alguns legisladores da base dele, atuantes naquele período, alegaram que não poderiam julgar suas contas por que, supostamente, as enchentes do ano 2010 teriam levado todos os papeis, rio abaixo.

Já no ano de 2015, as contas não foram julgadas, por que misteriosa e estranhamente, a Câmara de Vereadores teria sido arrombada, coincidentemente quando faltavam poucos dias para julgamento das contas de João Baleia.

O crime de arrombamento da Câmara de Vereadores de Barreiros se deu num final de semana, num domingo Na segunda-feira, vários papeis estavam espalhados e teriam sido jogados pelos supostos arrombadores no Rio Carimã que passa por trás da Casa Legislativa. Curiosamente, pelas imagens apresentadas naquele ano, os amestrados arrombadores espalharam papeis, tacaram fogo em alguns equipamentos eletrônicos, mas não levaram nada de grave, ou pelo menos, nada disto foi citado pelos vereadores da casa, naquele ano. Neste caso, (pasmem!) não foram encontrados (adivinhem?) os documentos das contas do ex-prefeito João Baleia, embora, nada tenha sido levado pelos "criminosos".

Desde o dia 09 de agosto de 2015 (dia do suposto arrombamento) até o exato dia de hoje nenhuma investigação foi apresentada, tão pouco concluída, já que não foi iniciada, sobre este crime contra o patrimônio público.

No ano de 2017, as contas de João Baleia seriam julgadas pela base legislativa dele na Câmara de Vereadores, às escondidas. Na qualidade de blogueiro, fui informado e postei nas redes sociais à partir deste mesmo blog, o que teria frustrado os planos dele e de seu grupo, naquele ano.

Agora, no ano de 2019 está sendo amarrado mais uma vez por baixo dos panos para que os vereadores da base dele aprove as contas do ex-prefeito João Baleia, atual chefe de governo de Elimária Farias.

A conversa que dizem é que João estaria "pressionando" os vereadores dele para que suas contas sejam aprovadas.

Mas, aí eu pergunto: pressionando como? Estão sendo ameaçados de morte? Estão sendo ameaçados de perderem emprego? Estão sendo ameaçados de ficarem sem verbas? Estão sendo ameaçados em suas honras?

De que forma, afinal de contas, estaria João Marcolino Gomes Junior pressionando os seus vereadores para que suas contas sejam aprovadas?

Ora, se as contas do Ex-Prefeito Carlos Arthur, (2013 aprovadas, 2014 e 2016 reprovadas) foram julgadas baseadas em documentação, provando que haviam erros e os atuais 13 vereadores disseram que seguiriam, seguiram e seguirão o entendimento da justiça, por estarem esta certa, então, por que irão fazer voto contrário nas contas de João Baleia aprovando as contas dele, quando os mesmos reprovaram as contas de Carlinhos?

Será que João Baleia é tem poder de mandar nos vereadores, tendo-os nos bolsos, ao ponto de merecer que suas contas sejam aprovadas?

Se os vereadores estão sendo pressionados, por que não denunciam à justiça para que as devidas providências sejam exercitas, ao invés de ficarem fazendo esse papel que não cola mais para ninguém!?

Sou cem por cento á favor que as contas de Carlinhos da Pedreira sejam reprovadas, estando as mesmas irregulares. Do mesmo modo com relação a João Baleia, sou à favor de que suas contas irregulares sejam reprovadas. A balança tem que pender para os dois lados, não apenas para um deles.

E como a Câmara de Vereadores tem hoje o poder de aprovar ou reprovar contas de prefeitos e ex-prefeitos, sendo soberana em suas ações, logo, por que agir com deferências quanto à uns e outros.

Vamos esperar para quando essa votação se aproximar. Assim que for dado o sinal de alerta terei o prazer em colocar as caras e os nomes daqueles vereadores, que por ventura, votarem ou pretenderem votar pela aprovação dessas contas que há anos tem rolado de um canto a outro, sem uma definição.

Aprovar as contas de João Baleia, quando reprovaram as de Carlinhos da Pedreira, é mostrar para a sociedade barreirense, como um todo, que certos vereadores ou são corruptos, e portanto comprados, estando nas mãos do chefe de governo, ou imbecis o suficiente para temerem um homem, não sendo estes homens suficientes para estar à frente da Casa Legislativa de Barreiros.