Candidatas e candidatos laranjas ganharão espaço nas eleições do ano que vem em campanha municipal.

Nas eleições do ano passado, 2018, o PSL (Partido Social Liberal) foi o campeão em apresentar candidatos e candidatas, principalmente elas, como laranjas nas eleições presidenciais. 

Essa tática, embora tenha tido êxito com o partido de Bolsonaro não é uma prática nova nem exclusiva dos Bolsonaristas. Outros partidos, tanto de direita, quanto de esquerda, também fizeram uso deste "talento" corrupto. E, por estar no poder, o PSL ainda não foi e nem será julgado pelos laranjas por terem as chamadas "costas-quentes" a lhes acobertar os crimes.


No entanto, nas eleições municipais, que agora terá novas regras para as candidaturas ao cargo de prefeitos e vereadores, embora estejamos em novo período, essa prática terá especialistas que usarão desta manobra para continuar no poder, ou colocar os favorecidos financeiros no cargo pretendido.  

Fim das coligações e novas regras confira aqui ou aqui.

Ainda não estão cem por cento identificados, mas é bom ficar de olho por que essa será uma das práticas colocadas em ação nas eleições do ano que vem por conta de prefeitos que irão à corrida eleitoral disputar mais uma vez a cadeira executiva.

Como certamente não terão voto suficiente, a tática central será alavancar nomes de candidatos "novos" apoiados por estes, ainda que por debaixo dos panos, com o fim de arrancar votos de quem mais tenham possibilidade de chegar, enfraquecendo os adversários, e conquistando os votos necessários para suas reeleições.

Funcionará da seguinte forma: o grupo do Prefeito no poder com possibilidade à reeleição, contratará alguns nomes que sairão candidatos ao cargo de Prefeito apenas por "fachada".

Eles lançarão seus nomes, falarão contra os demais candidatos, com mais ênfase para os adversários políticos da atual gestão, e arrancarão votos de eleitores indecisos.

Embora essa prática seja antiga, agora ganhará mais espaço, já que não haverá mais as conhecidas coligações dos partidos.

Sem força política, será interessante para eles (e já está sendo executada essa ação) contratar "atores políticos" para campanhas eleitorais de fachada.

Cidades pequenas terão o principal foco destes profissionais da política. E não duvidem que em Barreiros não será igual.

Nomes de mulheres serão apresentados como uma alternativa. "Fulana de tal, será a primeira candidata á Prefeita".


Embora seja verdadeira essa alternativa em algumas cidades, em outras será usado apenas como manobra política em que muitos se permitirão cair nas armadilhas, optando por deixar de votar em quem tenha proposta para aquele município, dando seu voto à quem está apenas fazendo sua atuação teatral nas eleições do ano que vem.