Entrando para o PSL, Marquinhos Galdino pousa para foto ao lado de Luciano Bivar, presidente da sigla que é apontado em ilícitos como Caixa 2 e Laranjas.

Como muitos estavam cientes, Marquinhos Galdino, abraçou e foi abraçado pelo PSL, sigla que ele estará representante na cidade de Barreiros como presidente e como pretenso candidato à Prefeito nesta cidade.

Muitos ficaram surpresos e não sabiam que Marquinhos estaria se filiando ao Partido Social Liberal, mesmo partido de Bolsonaro, abandonado o PR, partido em que saiu nas eleições de 2016 como candidato à vice-prefeito ao lado de Beto da Sensação (PTB).

Na tarde de hoje, para confirmar sua adesão ao PSL, Marquinhos Galdino pousa para fotos ao lado de algumas lideranças do partido em encontro nacional para novas filiações que aconteceu em Recife. Para confirmar o momento, ele pousa ao lado de Luciano Bivar, presidente nacional da sigla, além de outras lideranças.

No entanto, o histórico de Bivar não é dos mais agradáveis tanto em Pernambuco, quanto fora de nosso estado. Vejamos alguns destaques de Luciano, conforme notas oficiais.

O Ministério Público Eleitoral em Pernambuco apura se o deputado federal Luciano Bivar, presidente nacional do PSL – mesmo partido de Bolsonaro, praticou caixa dois na campanha de 2018. A apuração do delito eleitoral foi instaurada na Procuradoria e depois transferida para a Promotoria da 5ª Zona Eleitoral do Recife.

A apuração havia sido iniciada com base em um parecer do processo de prestação de contas do deputado, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pernambuco (TRE-PE). No documento, foram identificados “indícios de ilicitudes relacionadas à campanha do candidato”. Em nota, a Procuradoria informou que as investigações são de “crime de contabilidade clandestina ou de ausência de contabilização de recursos na prestação de contas da campanha, de natureza eleitoral, conhecido como caixa dois eleitoral”. (confira mais informações teclando aqui).

Luciano foi apontado em esquema de dinheiro desviado para sua campanha, conforme empresário Luiz Claudio Cordeiro Palhares afirmou no mês de fevereiro deste ano. 

Sem saber que a conversa era gravada, Luiz Claudio Cordeiro admitiu que devolveu R$ 30 mil ao presidente do PSL (confira aqui).

Em 2002, em um caso que a Polícia Federal considerou inconclusivo, Bivar foi envolvido diretamente a uma rede de transações milionárias durante seis anos, que movimentaram mais de R$200 milhões de reais. A investigação começou a partir de um dossiê de 5 mil páginas produzido pelo Banco Central e entregue à Procuradoria da República em Pernambuco. Se tratava de uma enorme e complexa rede que recebia depósitos cuja origem suspeitava-se ser fruto de desvios e de lavagem de dinheiro.

Anacor Câmbio e Turismo foi apontada como uma empresa que fazia as remessas ilegais de dinheiro para fora do Brasil em um depoimento de Alexandre Magero Araújo, que afirmou na época ter descoberto supostas contas de políticos no exterior em 1996 quando trabalhava na agência. Esse depoimento parecia se combinar com o que afirmava os documentos do BC.

Os documentos envolviam diretamente a AnacorJosebias Vitorino da Silva (sócio da empresa até 1998), outras agências de câmbio e turismo, além de laranjas e empresários nordestinos, segundo informações de reportagem da revista Isto É. Alguns anos antes da saída de Josebias, no entanto, o BC descredenciou a Anacor como instituição autorizada a trabalhar com troca de reais por dólares e remessas ao exterior. (confira aqui).

Marquinhos Galdino ao lado de Luciano Bivar, Presidente Nacional do PSL.
Por tudo isso que foi apontado acima e muito mais, Marquinhos Galdino parece não ter escolhido bem o exemplo à ser seguido nem o partido certo para representar na cidade de Barreiros.

Em Barreiros o PSL de Bolsonaro perdeu em votos tanto no primeiro quanto no segundo turno, com diferença enorme à favor do candidato petista. O que é ainda um dos pontos interessantes à ser pensado.

Quanto à escolha de Marquinhos à nova legenda, já há rumores de que o grupo em que ele está inserido não teria gostado muito da ideia dele ir para o PSL. O que por sua vez, já é um outro entrave para o pré-candidato.