Beto da Sensação tem campo aberto em Barreiros para ser candidato à Prefeito para as eleições municipais do ano que vem, segundo números de 2018.

O termômetro de uma eleição sempre gera números para outra à frente e assim, como numa cadeia, o resultado que tivermos numa campanha eleitoral passada pode ajudar à entender um novo cenário à se desenrolar para uma próxima.

Claro que para qualquer resultado que tenha-se dos números passados serão contados, também, pela liderança representada a frente deste ou daquele projeto político. Razão por que também aí é preciso cautela e um tanto de inteligência.
Beto da Sensação em campanha eleitoral municipal em 2016.
Dagoberto Queiroz, mais conhecido popularmente como Beto da Sensação, em referência ás Lojas Sensação e Mega Shop Sensação, em Barreiros, já disputou duas eleições para o cargo de Prefeito. Em 2012, conquistou 8.460 votos, 37,95% do eleitorado barreirense. Já no ano de 2016 concorreu e teve 4.117 votos, chegando à 17,87% das intenções eleitorais.

No primeiro ano em que saiu candidato, o que mais contou na cidade foi a força do dinheiro, fazendo com que, quem investisse mais, fosse eleito, graças às facilidades que ainda há em nossa região em que o voto tem valor em moedas, o que ainda é lamentável.

Já nas eleições de 2016, duas forças financeiras se opuseram ás mudanças que Beto da Sensação pretendia inserir na cidade. A disputa entre o prefeito que estava com a máquina (prefeitura nas mãos) aliada ás finanças investidas deste, como também o dinheiro investido por um dos ex-prefeitos que tava mais bem equipado, financeiramente. O resultado de quem não usa do dinheiro para ganhar votos foi o mesmo, não ser eleito por ter uma política diferente dos demais profissionais da política.

As eleições de 2018, no entanto trás um resultado intrigante que poderá refletir nas eleições de 2020, principalmente com as novas regras mudando o cenário politico municipal.

A gestão do Ex-prefeito Carlinhos da Pedreira, á época representante do PSB em Barreiros, foi pautada, toda ela, em cima da parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado, Paulo Câmara do mesmo PSB. No entanto, essa parceria não deu à ele a reeleição. Algo já esperado.

Depois que Carlinhos da Pedreira foi derrotado nas eleições de 2016, a parceria que antes era com este passou automaticamente para as mãos da atual gestão, tendo à frente Elimário Farias do PDT, sendo este liderado por João Baleia (PDT) que é quem comanda a administração atual de fato.

Paulo Câmara (PSB) foi reeleito Governador do Estado nas eleições de 2018. E em Barreiros o número de votos que ele arrecadou foram exatos 9.582 votos. Já Armando Monteiro conquistou neste mesmo município 4.442 votos, não sendo eleito.


Resultado das eleições de 2018 apenas para governador (confira aqui)
Reparemos que Paulo Câmara (PSB) tendo duas gestões municipais nas mãos conquistou de cada 4.791 votos, enquanto que Armando Monteiro, tendo Beto da Sensação como representante de seu partido conquistou, sem muito esforço, a marca de 4.422, sem ter a máquina nas mãos, e sem fazer o jogo político dos demais (Carlinhos da Pedreira e João Baleia).

Vale lembrar ainda que o PSB, que agora está nas mãos de João Baleia em Barreiros, é parceiro do PP, partido que Carlinhos da Pedreira hoje se encontra. Portanto, sendo parceiros à nível estadual.

E é essa margem de votos que faz com que se acredite que o cenário político esteja mais favorável à Beto da Sensação dos que os demais.

Levando ainda em consideração o número de votos que Beto conquistou e a forma administrativa que tanto a gestão anterior quanto a atual tem demonstrado, é provável que Dagoberto possa arrebanhar mais votos, ganhando a preferência municipal, mantendo o mesmo nível de atuação política, sendo diferente dos profissionais da política local, apresentando, como é seu slogan uma "mudança de verdade" para a cidade.