Barreiros poderá ter três corruptos comprovados concorrendo as eleições, em 2020.

O povo de Barreiros conhece com folga um dos políticos mais corruptos que anda por nossas terras. Acertadamente ele conta com doze processos já tendo sido sentenciado em alguns, mas que infelizmente, ainda está solto e gozando da cara da justiça por dizer que "tem costas quentes".

Depois de tantos e tantos processos não há nenhuma condenação que o leve à cadeia, que é lugar de criminosos comprovados.

Mas, infelizmente ele não é o único. Um outro ex-prefeito e um ex-vereador que também foram pegos em crimes de corrupção também gozam desse mesmo "privilégio" por que como dizem, eles tem "costas quentes" (os homens da "justiça"), e tem conseguido safarem-se de condenações que para uma pessoa comum se daria em menos de dois tempos. Sinal claro de que a justiça não é para todos. Principalmente no Brasil aonde a descrença nos poderes constituídos tem caído graças a péssimos exemplos claros de corrupção, também e principalmente, por parte do judiciário.

Se houvesse justiça de fato em nosso país muitos desses políticos que usam tais cargos, sendo corruptos comprovados, estariam presos, e mesmo soltos sequer concorreriam a mais nenhum cargo público..

Por outro lado, se a justiça é falha e fraca com eles, no outro lado há os eleitores que dizem odiar corruptos e corrupção mas votam, descaradamente nos políticos corruptos de nossa região.

E o que é pior, alguns desses políticos corruptos são vistos como se fossem salvadores ou heróis, sendo elogiados e até defendidos nas redes sociais ou fora destas, com eleitores e cabos eleitorais conseguindo até inimizades com outros que não compartilham de suas mesmas ideias politicas.

Só em Barreiros há três pré-candidatos se preparando para concorrer as eleições do ano que vem. Sendo dois ex-prefeitos e um ex-vereador. Sem citar nomes, todos os barreirenses sabem de quem e quais estou falando. Todos os três tem o pé e o corpo todo metido na lama da corrupção e nenhum pode apontar o dedo para quaisquer outros, por serem "farinha do mesmo saco".

Em duas eleições municipais um dos corruptos desses que estou citando sem dar nome aos bois (ou peixes?) por duas vezes, 2012 e 2016, colocou estrategicamente seu nome como candidato (mesmo sabendo que não podia ser candidato à nada) para na ultima semana mudar para sua esposa em outra cidade e depois, aqui em Barreiros, para seu "amigo" na disputa municipal para o cargo de Prefeito. O povo, claro, engoliu e aceitou por duas vezes as sardinhas politicas.

Em eleição de 2012, um ex-vereador, igualmente sem condições ter seu nome no "mercado político" lançou do mesmo estratagema, e no último momento colocou sua esposa "celestial" em seu lugar em busca de uma cadeira para o cargo legislativo, não chegando a obter o mesmo sucesso que seu grande amigo, o peixe grande.

Agora, sem poder ser também candidato à nada, apesar de ter conseguido uma liminar nas eleições do ano passado, 2018, quando se arvorou à legislador estadual, o aprendiz e quase profissional da corrupção, tentará usar da mesma estratégia. Colocará seu nome no palco das eleições municipais, e no ultimo instante tirará para "apoiar", junto com seu irmão, a cunhada, fazendo das mesmas práticas que criticava em seu suposto rival.

Se tudo der certo conforme os planos deles os barreirenses terão três corruptos concorrendo as eleições, cada um mais sujo que outro.

E, à depender da justiça que as vezes finge-se de cega, teremos pela frente o maior palco montado para o teatro dos reis da corrupção de nosso município no litoral sul de Pernambuco.