Prefeitura de Barreiros, na gestão de Elimário Farias, atrasa pagamento aos bancos do crédito consignado que é descontados em folha. Funcionários estão no SPC e SERASA.


Mais uma vez a Prefeitura de Barreiros, desta vez sob o comando de Elimário Farias e gerenciada por João Baleia, deixa de cumprir com suas obrigações para com o funcionalismo público do município. 

Funcionários que pediram ou já tem empréstimo consignado pela Prefeitura Municipal e que tem seu desconto em folha, ou seja, os valores são retirados de seus pagamentos mensalmente, estão sendo surpreendidos com a informação por parte das agências bancárias de que a Prefeitura não está cumprindo com sua parte para com os bancos. Os Bancos Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil estão cobrando de seus clientes os valores dos empréstimos que foram solicitados por estes cuja responsabilidade de repasse seria da Prefeitura, mas que não está acontecendo conforme devia-se. Tais empréstimos são concedidos sob a condição de crédito consignado.

Há bancos que estão com dois, três e até quatro meses sem receber os repasses que a Prefeitura teria que pagar, mas que não tá cumprido com sua obrigação, deixando os funcionários que são clientes dessas agências bancárias em maus lençóis.

- "Eu recebo, por exemplo, mil reais, e a Prefeitura me desconta diretamente na folha o valor do empréstimo que eu fiz. Então, se eu recebo mil e me descontam quinhentos, por exemplo, logo, eu deveria receber quinhentos, no entanto, quando a Prefeitura atrasa os pagamentos, o Banco automaticamente me desconta o valor que já devia ter recebido diretamente da Prefeitura, e o valor que está em atraso, no mês seguinte. Ou seja, há funcionários que não recebe nada nos dias de pagamento de seus salários por conta dos repasses que não estão sendo feitos. O sentimento é de que estou sendo lesado!". Diz um funcionário público municipal que prefere não ser identificado por receio de represálias.

Funcionários que estão sendo cobrados pelos bancos conveniados, estão se reunindo e entrando com uma ação conjunta contra a Prefeitura Municipal para que essa situação seja resolvida.

Há funcionários que já foram notificados e estão com seus nomes nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e SERASA.

As parcelas são descontadas diretamente do salário do servidor. Isso faz com que uma parte da renda fique comprometida antes mesmo do dinheiro chegar na conta do funcionário.

Segundo informações, o Santander está entrando para o segundo mês com atraso dos repasses da Prefeitura. O Banco do Brasil está à três meses à espera. Já a Caixa Econômica Federal, neste mês de Abril, completará quatro meses sem receber complicando assim, a vida dos funcionários.

Elimário Farias, gerenciado por João Baleia, está agindo sob os mesmos passos do ex-prefeito Carlinhos da Pedreira que atrasava os repasses do crédito consignado com a mesma frequência que a atual gestão, deixando os funcionários enrascados com os bancos.

Reunidos, os servidores que estão sob esta condição, estão preparando uma ação conjunta e devem dar entrada no Ministério Público para que sejam tomadas as providências cabíveis pela justiça.