Contas da Prefeitura de Barreiros do ano de 2013 não estão aprovadas como dizem.


O Prefeito Carlinhos da Pedreira (PSB) manda imprimir uma revistinha com informações de "obras e realizações" e faz o apontamento de que o mesmo está com suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas de Pernambuco. Para o leigo, ou seja, a pessoa comum, que pouco se aventura à pesquisar as informações de fato termina acreditando em mais um dos factoides criados para enganar a população.

O blogueiro Wellington Ribeiro, responsável pela página Ponto de Vista noticiou, à mando do Prefeito que as contas do ano de 2013 da Prefeitura Municipal de Barreiros foram aprovadas de maneira irresponsável com a intenção de que o leitor daquele tabloide online acredite num jogo de palavras.

Por sua vez o cidadão, igualmente desavisado, está recebendo um informativo impresso, a tal revista que falei acima. e neste também encontra a "aprovação das contas do ano de 2013". Esta é a prova de que estamos no caminho certo, tendo responsabilidade ao trabalhar com o dinheiro público. Fico feliz pelo reconhecimento de um trabalho realizado com eficiência e honestidade”, teria dito Carlinhos da Pedreira conforme foi divulgado tanto no blog do Wellington, quanto na Fan Page da Prefeitura e no impresso que está sendo distribuída nas ruas de Barreiros para engodo popular.

No entanto, para qualquer leitor um pouco mais atento que acessar o Tribunal de Contas do Estado poderá confrontar as falas acima com o que é apresentado num site que não pode aceitar boatos, que trabalha com fatos, não com factoides.

No sítio em questão, a informação que consta não é que as contas de 2013 da Prefeitura de Barreiros, sob responsabilidade de Carlinhos da Pedreira estejam aprovadas, muito pelo contrário, consta-se a citação de estar APROVADO COM RESSALVA (clique aqui e confira)
Dados coletados dia 04/07/2016 no site do TCE  (confira aqui)
Em consulta do dia 04/07/2016, a informação que consta na página do TCE é de que o processo em questão está AGUARDANDO EM TRÂNSITO, ou seja, as contas não estão aprovadas e nem reprovadas. Neste caso quem divulgou diferente do TSE estaria faltando com a verdade.

Quando se diz aprovada com ressalva é a mesma coisa que dizer que existem "algumas pedras no caminho para a aprovação". Uma ressalva também pode ser como uma espécie de errata, ou seja, uma nota que serve para corrigir um erro que se encontra em um texto. Além disso, uma ressalva pode ser um documento que é redigido com o propósito de proteger ou salvaguardar uma determinada pessoaA palavra ressalva também pode ter uma conotação de restrição ou excepção. Por exemplo: Ele disse que gostou muito do meu blog, mas com algumas ressalvas.

Traçando um parâmetro para que fique melhor entendido, podemos afirmar que as conta de 2013 da Prefeitura Municipal de São José da Coroa Grande estão aprovadas, mas de Barreiros, não! (confira aqui as contas de Elianai de 2013).

É importante ainda ressaltar que as contas de 2014 e 2015 também ainda não foram julgadas. E ainda teremos 2016 para passar pelo crivo da justiça.

No blog ponto de vista a informação é de que as contas teriam sido aprovadas com unanimidade. A realidade é bem diferente do que diz o Tribunal de Contas do Estado.