Ossesio Silva cobra ações para efetivar Estatuto do Idoso‏

O deputado Bispo Ossesio Silva (PRB)
O deputado Bispo Ossesio Silva (PRB) abordou nesta segunda (6), durante a Reunião Plenária, casos de maus-tratos e violações de direitos cometidos contra idosos. O parlamentar cobrou, do poder público, medidas mais sólidas para efetivar o cumprimento do Estatuto do Idoso (Lei federal 10.741/2003) no País.
O republicano citou casos de violência por parte de familiares e em lares geriátricos, abrigos e casas de repouso. Mencionou ainda os desrespeitos à prioridade para pessoas com mais de 60 anos no transporte público, em filas de supermercados e nas vagas exclusivas de estacionamentos. O descaso dos planos de saúde e os golpes feitos por meio de empréstimos compulsórios foram outras ocorrências lembradas.
Silva frisou que a expectativa de vida vem crescendo no País. Segundo ele, a população com 60 anos ou mais de idade chegou a 20 milhões em 2015, representando 12,5% do total, e, conforme projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2050 chegará a 64 milhões (30%). “Muitas conquistas do Estatuto do Idoso estão sendo desrespeitadas impunemente. Se a educação fosse prioridade dos governantes, não haveria necessidade de uma lei para obrigar jovens e adultos a respeitarem os mais velhos”, frisou.

 Fonte: Alepe