O jogo de interesses por trás da exoneração de Rosemere Medeiros. O que tem por trás disso tudo?

Todos nós sabemos que Rosemere Medeiros não estava lá com essa bola toda na "casa da viúva barreirense". E que a Prefeitura Municipal tem feito nestes últimos tempos revira-voltas nas secretarias, com trocas aqui e ali. Todos sabemos que Barreiros está sendo governado por um fantoche, e não existe nenhum pejo de sentimento no que estou falando. Mas, vamos e convenhamos, tem coisas que é bom que sejam esclarecidas, já que mesmo com a saída dela, agradando à muitos, existem lacunas que precisam ser fechadas.

Até pouco tempo atrás, Rosemere tinha a segurança do cargo já que o Prefeito tinha lhe afirmado que ela só sairia quando o mandato de Carlinhos da Pedreira terminasse na Prefeitura.

Não fazem muitos dias e a fan page oficial da Prefeitura aponta o "ótimo" trabalho dela à frente da Secretaria de Educação, elogiando-a. Também não leva-se muito tempo que para as "festas" em diversos setores ela, Rosemere, estava em todos os lugares sendo, como muitos afirmam, uma fiél Secretária do então Prefeito Carlinhos da Pedreira. Chegando ao cúmulo de até imitar-lhe, nas manias de perseguição contra o funcionalismo público.

Mas, então, qual o real motivo que faz com que ela perca o cargo de uma uma hora para outra, se maiores explicações?

Os motivos, pouco saberemos, no entanto, é bom ficar informados sobre as mudanças que estão acontecendo para que as novas trocas que ainda estão á caminho, sejam vistas com os olhos corretos, tendo à frente esta administração instável.

No dia de ontem, 20 de maio, Rosemere foi até à Prefeitura apresentar os seus compromissos profissionais e em poucas horas estaria dirigindo-se para uma conferência em Recife. Estava reunida com todos, até então, inclusive com o Prefeito, sem saber de nada do que estava acontecendo com seu nome, quando então foi chamada na Secretaria de Administração sendo apresentada por Helton, Procurador e Advogado, sua carta de exoneração, mostrando assim que a mesma estava sendo demitida, sendo-lhe também informada que "seus serviços não tinham mais serventia".

Desesperada ela diz que "estão querendo tirar a Secretaria dela" e fala que estava até poucos instantes com o Prefeito e o mesmo não lhe comunicou nada disso. "Isso é uma covardia", diz ela, diante do acontecido. Sem acreditar no que estava lhe acontecendo. Sai da Prefeitura e, entra no carro que estava à sua disposição para locomoção, e que a levaria em instantes para a capital, e já dentro do veículo começa à chorar em estado de choque. Ainda assim, segue em destino à um seminário que estava marcado em que ela estaria representando a cidade em evento da área educacional.

O senhor Helton, ao vê-la sair, sobe para o gabinete do Prefeito para contar-lhe a reação da já então, ex-secretária. O Prefeito por sua vez, de maneira relaxada pega o telefone, liga pra Rosemere convidando-a para almoçar ou jantar (isso é do perfil dele, convidar para jantar e almoçar, quando estão prestes á cometer algo contra as pessoas em sua frente), ao que foi rejeitado por ela.

Um pouco recuperada do impacto, ela atende o celular e diz:

- "Não tem almoço e nem jantar, Carlinhos, eu já sei que fui exonerada! Eu estava com você à poucos instantes, por que você não falou pra mim?" Perguntou Rosemere, que completou dizendo "Eu lhe disse que isso não era meu e que era passageiro..." .


- "Eu não sabia qual seria a sua reação", diz o Prefeito, mostrando assim, falta de pulso em lidar com situações adversas.

- "Aprenda à se posicionar, à dizer na cara como eu lhe disse. Isso magoa menos. Deixe de ser fraco! E que eu seja a ultima vez que você faz isso!"

- "É que o Vereador Elimário pediu essa Secretaria, aí eu vou ter que dar pra ele", diz Carlinhos, mostrando assim os possíveis acordos firmados entre Léo da Pedreira e Elimário Melo, para que este não saia mais candidato à Prefeito e continue como vereador, conforme já se comentavam nos bastidores da política local sobre possíveis acordos por baixo dos panos.

Rosemere disse que não interessava saber disso e que só queria entender quais os motivos de sua exoneração, já que ela defendeu sempre os interesses de Carlinhos à frente da Educação, mesmo quando ele estava errado em suas ações.

Tudo então, leva-nos à crer que um dos motivos da saída de Rosemere, não é e nem nunca foi beneficiar o funcionalismo sob a direção dela, antes, existem interesses políticos e acordos firmados, já que até bem pouco tempo, Elimário representaria um perigo para a reeleição de Carlinhos e Léo em 2016. Os irmãos Léo Avellar e Carlinhos da Pedreira, ainda sonham em continuação de mandato, recandidatando-se em 2016.

Quando o nome de Elimário estava rolando em redes sociais a mãe e os familiares do Prefeito tremeram na base acreditando que o reinado estava caindo, e para não perder o poder estão se valendo de todos os esforços, mediante acordos, em busca da reeleição. 

Estes e outros assuntos ainda vão dar o que falar em nossa cidade, já que estamos vendo a sujeira, propositalmente colocada por baixo dos panos, sendo jogada no ventilador.

Contam-se que mesmo com todos os erros contra os servidores da área de Educação em Barreiros, Rosemere Medeiros estava preparando a casa, organizando, de maneira à não terem problemas, mesmo que para isto, o nome dela viesse à lama, como de fato aconteceu.

Não estou aqui defendendo Rosemere, já que a mesma não teve consideração por nenhum dos profissionais da educação assim que passou à ver-se como Secretária, e acredito piamente, que a mesma cavou sua cama, tratando os servidores da maneira humilhante que tratou. No entanto, como sempre temos uma pulga atrás da orelha, acreditava que tinha algo que não batia, que tava faltando em meio à essa mudança "radical".

Se Rosemere era de total confiança do Prefeito, e da Familia, qual o motivo da exoneração se a mesma defendia com unhas e dentes os interesses deles, em detrimento do funcionalismo público?

Contam-se ainda nos bastidores da Prefeitura, os que ladeiam o atual Prefeito, que esse teria sido o meio conveniente para mudar os olhos do povo, desviando o foco, tirando os olhares das vaias que ele recebeu no ultimo domingo no Estadio de Futebol de Baeté.

Acreditava, certamente, que desviando o foco das vaias, e demitindo Rosemere, usando-a como bode expiatório, conseguiria de certa forma, agradar os insatisfeitos de sua gestão fazendo-os esquecer do ultimo acontecimento lamentável no domingo, dia 17. (Leia postagem sobre a vaia, aqui)

E agora, quem será que ocupará o lugar de Rosemere? Dizem que a já escolhida é Adjane Tenório. Mas será que ela terá o mesmo saco e a mesma paciencia para fechar os olhos da realidade, tendo que bajular o Prefeito, conforme a antecessora o fazia?

Será que a mudança de secretariado termina por aqui, antes do fim do mandato de Carlinhos da Pedreira, ou ainda veremos outras pastas serem mexidas?

E, afinal de contas, qual o motivo que faz com que todas as pastas sejam mexidas, restando a Secretaria de finanças e a Secretaria de Esportes inatingíveis?