GREVE PARTE I - Alunos e pais de alunos foram impedidos por Jorge Beltrão, gerente da GRE Litoral Sul, de entrarem em escolas na manhã de hoje.

Professores, alunos e pais de alunos não foram proibidos de entrar na Escola Estadual Noronha Filho 
Os professores, alunos e pais de alunos, que deveriam reunir-se na manhã de hoje, nas escolas EREM Drº Antenor Guimarães, Escola Joaquim Augusto de Noronha Filho, Central Barreiros e demais escolas, receberam comunicado enviado aos gestares dessas escola, pelo gestor da GRE Litoral Sul, Jorge Beltrão, por mensagem de texto os impedindo de fazerem as reuniões das respectivas escolas na manhã desta quinta-feira, 16.

Conforme sabemos, os professores estariam reunindo-se com os alunos e pais de alunos para explicar aos mesmos o que está se passando com a rede estadual, e o porquê de manterem ou não a greve, já ao deflagrarem a greve inicialmente esse contato não pôde acontecer.

Proibidos de entrar, alunos e pais de alunos setaram-se à entrada da Escola Noronha Filho, sendo considerados como estranhos.
No final da tarde de ontem, o Governador do Estado, Paulo Câmara, conseguiu com uma brecha na lei, determinar a volta dos professores às escolas, de maneira ditatorial, não querendo assim ouvir as reivindicações dos profissionais da educação. Estes por sinal, além de reclamarem as questões salariais informam que as condições estruturais das escolas como salas de aulas, salas de informatica, laboratórios, água para consumo e para uso em geral dentre outras, estão em total precariedade. Diante desta pauta de reivindicações  alunos, alunas e pais de alunos igualmente reclamam dessas condições de tratamento para com eles e entraram na luta, junto com os professores em defesa da educação em Pernambuco.

Jorge Beltrão, gestor da GRE Litoral Sul, em Barreiros, determinou que nas escolas Noronha Filho, Drº Antenor Guimarães, e Central Barreiros, os alunos e pais de alunos fossem tratados como pessoas estranhas, e portando deviam ser barradas de entrarem nas mesmas.


O Gestor da Escola Drº Antenor Guimarães, Tarcisio Paixão, em resposta ao mando arbitrário de Jorge Beltrão, disse que ele estava ciente de quem estava ou não entrando na manhã de hoje na escola sob sua direção, e que não podia, como educador, aceitar que alunos e pais de alunos sejam vistas como pessoas estranhas.

Jorge Beltrão, de maneira ameaçadora alerta que ele deve ficar ciente das sanções e possíveis multas contra Tarcicio Paixão e os professores da EREM Barreiros, ao que recebeu como resposta que não estavam fazendo nada demais, apenas orientando alunos, pais de alunos com respeito ao que acontece em período de greve.

Já na Escola Noronha Filho, a atual gestora substituta, Cristina, teve que obrigatoriamente silenciar com a categoria, já que, conforme sabemos, se não obedecer ao Gestor Jorge, pode ser transferida ou ter ser atual cargo, que é provisório, destituído. Coisa que por sinal, infelizmente, já está à caminho e que possivelmente à partir da semana que vem a Escola Joaquim Augusto de Noronha Filho, deverá conhecer a substituta para o cargo de gestora, naquela instituição.

Os professores, alunos e pais de alunos que hoje estiveram presentes na escola submeteram-se à acomodarem-se no pátio da mesma, sendo tratados praticamente como estranhos, relegados ao descaso ou como bandidos.

Ainda assim, conseguiram reunir pessoas, simpatizantes para saírem às ruas, da cidade, não sem antes explicarem aos presentes tudo o que estava de fato acontecendo com a categoria dos professores das escolas da rede estadual, sob a gestão de Paulo Câmara, atual governador que em período de campanha prometeu dobrar os salários dos professores e no entanto, conseguiu cortar em 13,01%, além de ameaçar com demissões dos contratados que aderirem à greve, corte de ponto dos professores grevistas, e transferência para outros locais àqueles das escolas de referências do estado.

Mais informações, daqui à pouquinho em nova postagem, com os alunos, pais de alunos e professores em passeata nas principais rua da cidade de Barreiros.


Imagens Ed Soares