GREVE II - Professores, alunos e pais de alunos, mesmo sendo ameaçados por gerente da GRE Litoral Sul, saem às ruas


Mesmo com a truculência por parte do senhor Jorge Beltrão, gerente da GRE Litoral Sul, os alunos, professores e pais de alunos, reunidos, saíram em passeata pacífica pelas principais ruas de Barreiros, demonstrando indignação para com este gestor em questão, como ainda com as atitudes do senhor Paulo Câmara, governador de Pernambuco, contra os profissionais da educação pernambucana.

O SINTEPE Barreiros, representados por Vera Pessoa, Severina Maria, Lucila Carvalho e outros, sairam em defesa dos profissionais da educação pelas ruas da cidade, que juntos com os alunos, fizeram uma passeata pacífica desde o Noronha Filho até à Praça da Matriz, posicionando-se à frente da GRE Litoral Sul.


Alunos e professores das cidades vizinhas, como Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém marcaram presença forte, com gritos e cantos dos alunos.

- "O professor é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo!" Cantavam alunos em tom repetido pelas ruas da cidade em apoio aos profissionais de educação em greve.

Vera Pessoa, presidente do SINTEPE Barreiros, usando do microfone diz em alto e bom tom que achou vergonhosa a posição por parte do gerente Jorge Beltrão as ameaças que o mesmo fez com os professores.


- "Queremos dizer à ele, que o fato dele em proibir que professores, pais e mães entrassem na Escola Noronha Filho, isso é vergonhoso, professor!", disse Vera pessoa, que continuou falando que "professor que tem educação não faz o que o senhor fez" referindo-se à Jorge Beltrão.

Em sua fala, sendo apoiada por alunos, que vaiaram em praça pública o gerente da Regional Litoral Sul, gritavam; "bota a cara no sol"... chegando até á pedir a saida do gerente com gritos de "uuuuhhh Fora!" da administração da GRE.

O recado foi dado, na Praça Estacio Coimbra, sempre com o apoio dos alunos e pais dos alunos que, revoltados com a atitude do governo do estado e buscando uma solução para o impasse, encontram-se de mãos atadas diante da ditadura de Paulo Câmara para com os professores.

Após caminhada em forma de desabafo, as lideranças do SINTEPE Barreiros informam que amanhã, à partir das 6:00 da manhã estarão seguindo viagem para uma assembleia à ser realizada no Teatro Guararapes. O ponto de encontro, para os professores que desejarem ir, é em frente à Sede do SINTEPE na Rua Olimpio Teodoro, ao lado da Biblioteca Municipal. Na assembleia de amanhã. vai ser determinado se vão continuar com a greve ou não.

- "Só na Assembleia que nós vamos determinar continuar ou não o movimento... A justiça não entregou ainda, à qualquer um de nós diretores a diretores, a intimação, mas quando essa intimação chegar... vamos recorrer dessa decisão". Diz Edilton Araújo, secretário para assuntos do interior, do SINTEPE.

A estudante Eduarda do 3º ano da Escola Estadual Carlos dias, fazendo uso do microfone, faz citação de uma frase de autor desconhecido.

- "Imaginar o mundo sem professor, é imaginar o mundo sem nenhuma outra profissão", e completa "por isso que a gente tem que valorizar o nosso professor".