Secretaria de Transportes, na pessoa de NETO, tentou intimidar estudantes da NASSAU com falta de ônibus por postagem neste blog

No dia 08 deste mês, alguns alunos entraram em contato comigo, via facebook e whatsapp, pedindo pra que eu colocasse uma nota online sobre o que está acontecendo com os ônibus que levam-os para estudar em Recife, em faculdades na capital de nosso estado. Pedindo para não serem identificados, me passaram por escrito nota informando a precariedade dos veículos. Informaram inclusive que no dia 07 de abril, dia anterior à nota que me foi passada, necessitaram de ajuda dos ônibus que levam os alunos de São José da Coroa Grande, fazendo o mesmo percurso que eles. Para mais informações leiam a postagem completa teclando aqui.

Devidamente informado, e com umas imagens em mãos, que me foi passada via bate papo, no facebook e whatsapp, fiz a postagem colocando apenas uma das fotos, que seria a do teto do ônibus. O objetivo da postagem era chamar a atenção da Secretaria de Transportes e Prefeitura Municipal para tal descaso. Postei na ultima quarta feira, dia 15 de abril.

No inicio da tarde de hoje, recebo ligações dos estudantes que utilizam deste veículo, além de informes via whatsapp, facebook e alguns SMS, me informando que por ordem de NETO da Secretaria de Transportes, os ônibus cedidos pela prefeitura não mais levariam os alunos à faculdade à não ser que a postagem veiculada neste blog fosse retirada do ar. Falei com alguns deles, e pedi o número de contato de NETO para saber o que se tratava.

Liguei para o mesmo, e tivemos essa conversa, conforme reproduzida abaixo que consta em gravação arquivada em meu celular.

- Alô, NETO, aqui quem está falando é Ed Soares do Blog do ED. O que está acontecendo campeão? Fiquei sabendo que você não autorizará que os ônibus sejam disponibilizados para os alunos por conta de uma postagem minha que eles pediram para fazer, e que enquanto a postagem estiver no ar, eles não receberão tais ônibus para irem à Faculdade? O que se passa, posso saber?

E a resposta por parte do senhor NETO confesso que estranhei, diante da forma, além da grosseira, um tanto reticenciosa e infantil:

- Você tá ligando pra mim porque? Não tenho nada à resolver com você. Se quiser falar comigo vá em meu escritório, não vou falar com você por telefone... você tá dando ouvidos às mentiras dos alunos e publica coisas indevidas...

- Tá campeão, mais qual o motivo e quem lhe deu autorização para proibir os veículos para os estudantes só por conta de uma postagem minha. Posso saber?

E, de maneira ridícula, e até infantil, ele me fala;

- Tá me ameaçando é Ed Soares? Tá me ameaçando por quê? O senhor sabia que ameaça é crime?

Eu dei uma risada, achando inclusive tal coisa engraçada, e voltei à perguntar o por quê da intimidação contra os alunos por conta da reclamação feita por eles e publicada em meu blog?

- Afinal de contas, senhor NETO, os veículos em questão estão em perfeitas condições ou em situação precária conforme eles me notificaram?

De maneira grosseira e ridícula o mesmo bate o celular, e não me atende às demais chamadas. Tentei ainda algumas vezes, mas sem sucesso.

Em seguida, entrei em contato com Augusto, que trabalha na mesma secretaria em questão e que está por dentro do que acontece com estes transportes que me comunicou que o que ele estava sabendo até então era que por conta da postagem de quarta feira a ordem era que a partir desta segunda não mais fossem disponibilizados ônibus para os estudantes, até que minha postagem estivesse no ar, e que supostamente os alunos estariam mentindo na informação que me foi passada. Só que ele não sabia informar se a posição veio por parte de NETO ou se o prefeito é quem tinha autorizado, podendo até ser entendido que supostamente o gestor de nada sabia.

A partir de então, começou uma enxurrada de ligações de minha parte para vereadores, autoridades competentes, e até o prefeito tentei "incomodar" hoje para saber o que estava acontecendo e qual o motivo desse tipo infantil de intimidação para com os estudantes que fazem faculdade em Recife. Falei com os vereadores Walter de Diva, Luciano do Peixe, Pericles Souza, Careca e Brito, não conseguindo contactar os demais. Estes com quem falei acharam tal posição por parte do NETO, uma falta de respeito para com os estudantes que estão apenas querendo melhorias para as condições de transportes, não entendendo o que se passou, tomando a situação como algo pessoal e não de interesse coletivo por parte dele para com os estudantes. Alguns destes vereadores, disseram ter entrado em contato com o Prefeito da Cidade, me retornando em seguida dizendo que o mesmo não teria dado autorização para tal e que tá tudo normalizado, podendo os estudantes ficarem despreocupados que tudo estava sendo resolvido e que ele entraria em contato com o responsável pelos transportes para solucionar a reclamação devida por parte dos alunos em postagem neste blog.

Até Carlinhos de Arraes, de Recife, me liga querendo saber o que estava acontecendo e que um dos alunos que mora no Bairro Vermelho, que também faz uso deste transporte, teria entrado em contato com ele pedindo uma certa intercessão junto ao Prefeito, por conta dessa arbitrariedade e falta de respeito com os estudantes. Segundo ele, também entrou em contato com o gestor que disse que "tudo não teria passado de um mau entendido e que já estava solucionado, e normalizado. Segunda-feira tem ônibus para eles".

Deixa eu só fazer umas perguntas para fechar esta postagem já extensa, de hoje.

Afinal de contas se os alunos que entraram em contato comigo me passando tais informes, e mentiram conforme disse o senhor NETO por telefone, qual a razão de tentar intimidá-los para que a postagem seja retirada de meu blog?

O senhor NETO tá com medo de algo que o possa comprometê-lo pedindo para que tal publicação seja retirada?

Ele pensa que é quem para acreditar infantilmente, em mandar retirar postagem de minha página, cujo único responsável por postar, editar ou retirar sou eu?

Se os alunos estavam errados, supostamente, qual o motivo de intimidá-los com a a falta de ônibus à partir da semana que vem?

Se a postagem feita por eles e publicada aqui feriu tanto o senhor NETO, porque, antes de mais nada não procurar solucionar o problema com eles mesmos, de maneira à não ter reclamação nem quebra cabeças, posteriormente, mas passou à agir de no entanto, inadequadamente para com tais estudantes?

Senhor NETO, até onde sabemos depois de todos os apertos que estes estudantes passaram em 2014, o senhor Prefeito, depois de diversas postagens, cobranças e pressão nossa, teria encaminhado um projeto de lei que, na segunda feira pretendo colocar aqui neste blog, que junto com os vereadores, teriam facilitado a vida dos destes estudantes, em se falando de veículos, à partir deste ano. Como é que o senhor então, contrariando o Prefeito e o posicionamento dos vereadores à favor dos estudantes, vem tomar uma posição destas, de maneira humilhante e degradante?

Senhor Prefeito Carlinhos tá na hora de rever seus conceitos e repensar nas escolhas que faz com determinadas pessoas à frente de certos cargos, que dia à dia, só tem diminuído ainda mais seu prestígio, nem tanto assim, para com cidadãos e cidadãs em nossa humilde Barreiros.

O problema ao que parece está sendo resolvido. Esperamos não voltar à tratar deste assunto, novamente, e que vocês possam dar condições à situação destes estudantes que vão à Recife em busca de capacitação e formação profissional, visando um futuro melhor, e quem sabe ate, vindo estes mesmos à contribuir de futuro para com o desenvolvimento de nossa tão sofrida e já amargamente humilhada cidade.

Carlinhos da Pedreira ao lado de Neto Belo.