Prefeitura faz nova licitação com valor de mais de 2 milhões e 800 mil reais para reforma de prédios públicos, sem terminar os antigos?


Quem olha para todos os prédios públicos da cidade de Barreiros percebe de longe que todos os anos a Prefeitura faz algumas "mirabolantes reformas" nos ditos prédios considerados públicos. No geral, uma pintura aqui, uma troca de telhas ali, uma troca de portas de alguns estabelecimentos, e que no geral, em poucos dias, tudo fica do mesmo jeito. Ou seja, na maioria das reformas, todo o investimento, enorme por sinal, é quase nada. É como se o dinheiro fugisse pelo ralo, nestas reformas.

Nos anos de 2013 e 2014 o Prefeito Carlinhos da Pedreira deu entrada em reforma de alguns prédios públicos que até então não terminou, mas o dinheiro já entrou.

A prefeitura contratou uma empresa de um familiar (ainda que distante do prefeito, mas é parente) de nome Ação Construtora e assim começaram diversas supostas reformas com datas iniciais para 03 de fevereiro de 2014 e término em 03 de junho de 2014. O antigo PSF do bairro dos Lotes, até os dias de hoje não foi terminado e tudo o que fizeram naquele prédio foi trocar o telhado. A obra está parada desde abril do ano passado. No entanto o dinheiro, mais de 80 mil reais, já sumiu.

No antigo Hospital Maria Amália, a prefeitura deu entrada em reforma daquele prédio que foi atingido pelas enchentes de 2010 e estava condenado pela Defesa Civil do estado e demais órgãos de Pernambuco, com fim de fazer um PSF. A mesma empresa, Ação Construtora, firmou placa com valor de mais de 80 mil reais, com data de inicio e finalização idênticos ao do bairro dos Lotes, e neste ultimo repetiu-se a mesma "reforma". Pintaram a fachada frontal, mudaram algumas bacias sanitárias internas e parte do telhado até os dias de hoje continuam inacabados e sem previsão. Ainda assim, o prédio já foi entregue (inaugurado) à população do bairro Maria Amália, inacabado, conforme pode ser averiguado por qualquer pessoa. Dinheiro entrou, mas a reforma de fato não aconteceu.

No antigo Hospital Santa Francisca, na Barragem, também foi iniciada uma "reforma". Na verdade foi começada uma demolição daquele antigo prédio. Paredes, telhados e demais locais, foram demolidos, e nada mais foi visto ou citado pela prefeitura até os dias de hoje. Desde fevereiro de 2014.

A mesma história de reforma também aconteceu com o Posto de Saúde da Vila Carimã, com data de inicio para dia 03 de fevereiro e término para 03 de junho de 2014 que até o dia de hoje não foi sequer iniciado, tão pouco terminado. A empresa contratada, como sempre é a mesma do parente do prefeito.

Também foi dado inicio de reforma, sem valor especificado, para o prédio do antigo Batalhão de Barreiros. O inicio das obras deram-se, igualmente no mês de fevereiro, e até então toda a reforma encontrada deu-se apenas com o telhado. Nada mais que isso. E nada foi entregue à população.

Sem contar na suposta reforma do bloco cirúrgico do Hospital Regional de Barreiros, que em menos de dois anos estaria em reforma, não se sabe como, mas que também, desde o ano passado nada foi entregue à população barreirense, até os dias de hoje.

Outros prédios públicos estão na lista que se for citar cada uma passaremos a semana inteira e não terminamos esta postagem.

Agora, mais uma vez, a prefeitura está captando mais recursos com o valor de mais de dois milhões e oitocentos mil reais, R$ 2.846.559,65 pra ser mais exato, que segundo a licitação serão destinados à reforma de prédios públicos em Barreiros.

Resta-nos saber quais serão estes novos prédios ou se este dinheiro será usado para cobrir despesas das reformas dos prédios que já foram iniciados e ainda não foram entregues à população e portanto, não acabados.

Se for para outros prédios à serem reformados, gostaríamos de saber quais são eles e se os mesmos terão destinação semelhante aos demais outros já citados acima?

Se este dinheiro for para terminar a reforma dos já citados, perguntamos então, onde está o dinheiro que já foi investido nestes e que até então, não foram terminados e portando, não entregues à população barreirense?