Nos bastidores da "dança das cadeiras" na prefeitura municipal de Barreiros em 2015.

Desde o ano passado, que a ideia de mudar algumas Secretarias estava rondando o gabinete do atual Prefeito de Barreiros não por querer dele, e sim, de seus familiares, que é quem mandam no cargo que ele ocupa. E pra ficar "bonito na foto" tudo está valendo! Inclusive, até aquela do cartão vermelho e azul, conforme já estamos cansados de saber, por uma ideia plantada pela mãe do atual prefeito que passou à gerenciar a Prefeitura, praticamente, no lugar dele neste último mês.


No inicio deste mês o Prefeito teve que homenagear Rosemere Medeiros, com cartão azul, por esta ter dito que os estudantes que fazem faculdade em Recife usavam entorpecentes dentro dos ônibus que lhes eram cedidos pela Prefeitura. Claro que a Secretária, por ter dito isto em uma emissora de rádio, como a Litoral FM, fez com que os alunos fossem humilhados, guardando assim a honra do Prefeito, que ela estava à defender. Por conta disso a mesma recebeu cartão azul e permanece no cargo. Rosemere por sinal que sempre fora vista na cidade como uma boa pessoa, uma profissional exemplar, depois que recebeu o cargo provisório de Secretária de Educação, tem mudado bastante, não sendo mais vista como a pessoa de antes. Atualmente, até suas amigas, profissionais de Educação, de longa data dizem que não reconhecem mais a pessoa exemplar que ela era para a que está se mostrando agora.

Já a Secretária de Saúde, Marlene Couto, passou à demitir alguns funcionários, atendendo à mãe, ou à esposa do vice-prefeito, não se sujeitando ao prefeito, isso fez com que o mesmo, à mando dos familiares lhe aplicasse cartão azul, contra sua vontade, passando ela à ser a menina dos olhos da saúde. Falam-se em trabalhar para que a mesma venha em 2016 como possível candidata à vereadora com o apoio de Millena Avellar e familia.

Milagrosamente, neste mês de janeiro, Michelle Belo, Secretária de Turismo, recebe dois cartões vermelhos e passou à ficar "suja" para os demais à sua volta, já que a pasta que ela coordenava produzia quase nada, chegando praticamente à estaca zero, além de diversos fatores que levaram-na a ser vista de soslaio pelos familiares do prefeito. Na semana passada ela desceu as escadas da Prefeitura com os olhos vermelhos, chorando. Até o momento, a mesma teria sido demitida pela mãe do Prefeito, no entanto, hoje, com outras informações mais apuradas, diz-se que ela continuará à receber o mesmo salário que antes, só que estará num cargo mais abaixo, continuando ainda à fazer parte do mesmo grupo. Ou seja, ela certamente sabe de mais para sair assim, de uma hora para outra, e não estão dispostos à perder uma "informante" tão bem informada.

O Secretário de Esportes, Zonari, por ser irmão direto da mãe do Prefeito, portanto, tio do mesmo, ainda continua no cargo, e recebeu cartão azul pelos familiares. Ninguém mexe na familia!

Já o tio paterno do Prefeito, entrou em discussão com o sobrinho no gabinete do mesmo, nesta ultima quarta feira, voltando à ralhar com ele na quinta, e estão "brigados", já que o sobrinho tentou fazer uma coisa certa funcionar, mas o tio diz que tem que ser do jeito dele, e pronto. Lembrando que o tio paterno do Prefeito, funciona como chefe de gabinete, sem ser empregado da prefeitura de fato, o que por lei já é um crime, por duas vezes, seja por ser tio do Prefeito, mais um sinal claro de nepotismo declarado, ou seja por que o mesmo está numa pasta sem ter sido nomeado para a mesma. Sem portaria, não há funcionário! Coisas da família.

Nesta segunda feira, no entanto o Secretário de Agricultura Marcos Ferreira recebe a informação de desoneração por parte do Prefeito. Para surpresa dele, já que como sabemos este foi um dos mais destacados à frente da campanha de Carlinhos da Pedreira. Quem nunca viu Marcos pra cima e pra baixo, correndo para levar o nome dele à população? Hoje para completar ainda mais seu bom desempenho dedicado à família, o comentário geral é que ele foi demitido, segundo informações, não sabemos se verdade ou não.

Agora, com a "ânsia" de mudar toda a Prefeitura (em parte) à seu bel prazer, estão arrumando uma forma para demitir o senhor Roberto Marinho, destituindo-o do cargo de Secretário de Ação Social. Contraditoriamente, este recebe diversos elogios quando estão à sua frente por seu bom trabalho à frente desta pasta... Mas, como nem tudo são flores, quando este ausenta-se, tramam-lhe sua exoneração.

Para finalizar estas poucas informações, é importante notar que o prefeito e alguns deles, fizeram umas "mudanças" em seu setor de trabalho. Estão retirando todas as pessoas de perto do gabinete do Prefeito por medo que mais e mais informações vazem e parem nas redes sociais, sejam as mídias oficiais ou as alternativas, como é o caso deste blog que divulga os bastidores da política local.

Algumas pessoas quando sabem que serão demitidos ou demitidas, tem se "valido" de algumas "informações importantes" que lhes asseguram nos cargos.

Um dos exemplos comentados nos quatro cantos da cidade refere-se à Cícero, que estavam prestes à lhes tirar alguns benefícios, mas por algo que desconhecemos, se mantém no cargo até os dias atuais, não sendo mexido de forma alguma. Seria competência ou medo?

Já no ano passado, alguns foram destituídos imediatamente, num piscar de olhos, como é o caso de Nildo, dos transportes, mas que saiu, sem que a prefeitura sequer divulgasse uma nota sobre a demissão. Coisa estranha, já que se trata de pessoa de inteira confiança do Prefeito, do Vice e Familiares destes. Qual o motivo de sua demissão? Poucos o sabem, até então...

E assim, todos os dias a danças das cadeiras está acontecendo, às vistas de todo mundo, sem que nada seja feito, já que, (vamos e convenhamos) não existe uma denuncia, principalmente por parte dos vereadores, que calados, nada dizem, nem levam tais procedimentos ao ministério público.

Acredito, humildemente, que se o Ministério Publico colocar a mão, muita coisa pode vir à tona.

Mas, também posso estar julgando apressado demais, né, gente? Talvez eu esteja contaminado com o sentimento de indignação por parte da população que já não suporta mais serem enrolados e massacrados pelos familiares e as pessoas de confiança do prefeito. Atualmente, alguns salários ainda não foram pagos, e por conta disto a revolta é tamanha por parte de servidores que tem que trabalhar sem receber.

Mas, tem um ditado que é bastante verdadeiro: o povo tem o governo que merece! Afinal de contas, tudo isso e muito mais coisas acontecendo em Barreiros e muita gente com medo de entrar com denuncias de seus casos contra as secretarias que lhes pisam, ou contra a Prefeitura que não lhes pagam.

Talvez estejam esperando um salvador que lhes tire o pesos das costas, quando as responsabilidades de seus fardos são para eles mesmos resolverem, mas não o fazem!