Comerciantes de Barreiros poderĂ£o financiar o Carnaval de 2015

No carnaval de 2012 as duas empresas do atual Prefeito financiou gastos com o carnaval, em parceria com a gestĂ£o de Toinho da Coca, jĂ¡ que estavam investindo para a eleiĂ§Ă£o do mesmo em 2012. Este ano, Ă  frente do poder, o atual prefeito, atendendo sua mĂ£e e familiares querem cobrar dos comerciantes locais, um financiamento, talvez elevado, para um comĂ©rcio que nĂ£o tĂ¡ lĂ¡ grandes coisas, nĂ£o.
Por essa o cidadĂ£o e o comĂ©rcio barreirense nĂ£o esperavam, mas Ă© mais uma das idĂ©ias estapafĂºrdias por parte dos que fazem a atual gestĂ£o Ă  frente da Prefeitura Municipal de Barreiros.

O tio paterno e a mĂ£e do atual Prefeito, segundo informações, incutiram na cabeça dele que de uma forma ou de outra, ele tem que fazer com que o comĂ©rcio local, que jĂ¡ nĂ£o estĂ¡ lĂ¡ essas coisas com o baixo movimento dos Ăºltimos meses, e cada vez mais caindo, terĂ¡ que financiar as festividades do carnaval 2015, se quiserem que o mesmo aconteça.

E vejam que nĂ£o estĂ¡ se falando em fazer parceria da Prefeitura com a iniciativa privada, nĂ£o. Muito pelo contrĂ¡rio, eles, de alguma forma pagarĂ£o pelas festividades deste ano, bem como, das contratações de bandas e locais para shows.

Segundo a alegaĂ§Ă£o, a prefeitura nĂ£o tem dinheiro para patrocinar, mesmo com a ajuda da Empetur, todos os gastos dos dias de festa.

Para completar, estamos Ă  menos de um mĂªs para o carnaval e atĂ© o exato momento nĂ£o temos ouvido informações sobre quais bandas que virĂ£o tocar, ou se terĂ¡ Carnaval por aqui.

Dos jĂ¡ tradicionais 10 dias de festas que geralmente acontecia em Barreiros, Ă© provĂ¡vel que tenhamos em torno de 4 ou no mĂ¡ximo 5 dias de provĂ¡vel animaĂ§Ă£o pelas ruas da cidade.

Nestes Ăºltimos dois anos, o que estamos vendo Ă© uma reduĂ§Ă£o de gastos para eventos, ornamentações e bandas contratadas tendo como lastro investimentos que podem chegar em torno de ou 700 mil Ă  um milhĂ£o de reais. No entanto, se os valores chegarem em torno de 500 mil de fato, Ă© de se estranhar. AtĂ© os dias de hoje a CĂ¢mara Municipal de Barreiros que tem se mostrado conivente de uma forma ou de outra nĂ£o exigiu e nem exigirĂ¡ pelo que estamos vendo as contas dos carnavais 2013 e 2014, como atĂ© aqui nĂ£o o fizeram.

Voltando Ă  questĂ£o dos gastos que possivelmente o comĂ©rcio passarĂ¡ Ă  ter com o Carnaval, eu pergunto; serĂ¡ crĂ­vel isto? Afinal, jĂ¡ temos um comĂ©rcio capenga, sem muito retorno nas vendas e ainda tendo que patrocinar eventos? E, afinal de contas, como serĂ¡ a atual prefeitura farĂ¡ para que o comĂ©rcio financie tais gastos? Como serĂ¡ feita essa retirada? Aumentando os impostos locais?

Acredito que este Ă© o momento da COMICRO e da FEMICRO entrar em aĂ§Ă£o para ver e rever estes conceitos jĂ¡ que o comĂ©rcio local estĂ¡ parado, em comparaĂ§Ă£o Ă  outros locais.

E ainda temos que pensar no esquema de segurança deste ano, tendo em vista uma possĂ­vel cruzada de braços da Policia Militar de Pernambuco que, jĂ¡ tinha anunciado que nĂ£o darĂ¡ muita importĂ¢ncia para o que vier Ă  acontecer, jĂ¡ que estĂ£o sendo mau remunerados e o Governo do estado atĂ© entĂ£o, tem igualmente cruzado os braços aos interesses da categoria..

Com a atual guarda municipal a prefeitura nĂ£o darĂ¡ conta do contingente de pessoal, mesmo sendo prevista uma baixa de gente por aqui, indo as mesmas para as cidades locais como aconteceu no ano passado. O nosso efetivo policial estĂ¡ bem aquĂ©m do elevado nĂºmero de habitantes, praticamente um policial para cada 5 mil pessoas.

Como Ă© que a prefeitura farĂ¡ para pegar este dinheiro do financiamento por parte do comĂ©rcio local? SerĂ¡ com o consentimento deles, ou terĂ£o outra forma de agir que desconhecemos ainda?