Cepe doa livros para o sistema prisional do Estado


A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) doou ontem 196 livros para a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) do Estado. Com a entrega, o programa Caixa de Leitura, lançado em 2021, atingiu a marca de 10 mil livros entregues a mais de uma centena de instituições, entre escolas públicas e privadas, bibliotecas comunitárias e organizações sociais e governamentais. O presidente da companhia, João Baltar Freire, fez a entrega ao secretário executivo de Ressocialização, Paulo Paes de Araújo, e ao superintendente de Capacitação e Ressocialização, Jorge Henrique Menezes Pires.

Os livros doados à Seres serão distribuídos para as 23 unidades prisionais do Estado. “Recebemos e atendemos com muita felicidade o pedido de doação feito pela Seres, pois sabemos a força que a leitura pode ter no processo de ressocialização dos detentos”, afirmou João Baltar Freire, que, junto à Secretaria Executiva, planeja ampliar o processo de doações para as penitenciárias e presídios. Em 2022, o Caixa de Leitura doou cem livros para o sistema carcerário, via Patronato Penitenciário de Pernambuco, e em anos anteriores, por meio de outras iniciativas, cedeu mil publicações.

De acordo com o secretário executivo Paulo Paes de Araújo, as obras recebidas integrarão o acervo do programa de leitura das unidades prisionais, que também inclui a Secretaria de Educação do Estado. A Lei de Execuções Penais, explicou o secretário, garante ao detento quatro dias de remição da pena com a leitura de um livro por mês. “A remição pela leitura é muito democrática. Não é um processo impositivo ao detento e, pela minha experiência no sistema carcerário, quem costuma buscar a leitura é porque realmente quer mudar de vida”, disse. Paulo Paes trabalha como policial penal desde 2002, com experiências nas unidades de Canhotinho, Pesqueira e Caruaru.

Alcance – Em dois anos, o projeto Caixa de Leitura entregou 10.038 livros e atendeu a 175 instituições de ensino, bibliotecas e organizações sociais e governamentais. Das instituições atendidas pelo programa, 36 são de Pernambuco e cinco dos estados do Pará, Rio de Janeiro e do Distrito Federal. Do total de doações , 2.450 livros foram cedidos para a Secretaria  de Educação de Gravatá, que distribuiu as obras para 49 escolas. A Secretaria de Educação do Recife recebeu 1.290 livros, encaminhados para 49 estabelecimentos de sua rede. A lista inclui a Orquestra Criança Cidadã, no Recife, e a Biblioteca Pública Dr. Aderbal Jurema, de Timbaúba.

Temos hoje pedidos de doações de livros de quase todo o Brasil”, revelou o superintendente de Marketing e Vendas da Cepe, Carlos Leitão. As instituições interessadas em participar do projeto devem entrar em contato com a Cepe através do e-mail caixadeleitura@cepe.com.br.