Educação - Unit-PE e FITS vão oferecer mais de 150 bolsas de estudo via ProUni, em PE

Podem concorrer alunos que participaram do Enem de 2021 e/ou de 2022 e professores da rede pública. Inscrições começam dia 28 de fevereiro


A partir do dia 28, haverá equipes presenciais de plantão para tirar dúvidas

Duas instituições de ensino superior em Pernambuco vão conceder 169 bolsas de estudo por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Uma delas é a Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana), na Zona da Mata Norte, que oferece cinco bolsas integrais para o curso de Medicina. A outra é o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), que disponibiliza 164 vagas no Campus Recife, sendo 49 bolsas integrais e 115 parciais. Os cursos disponíveis dentro do ProUni, para este primeiro semestre, são os de Direito, Enfermagem, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Administração, Ciência da Computação, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

 

Quem pode concorrer

Podem participar os estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas e privadas, mesmo que parcialmente e mesmo sem ter recebido bolsa de estudos. O processo seletivo é aberto aos alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 e/ou 2022 (melhor média) e poderão utilizar suas notas para concorrerem às bolsas.

 

O requisito é ter feito média acima de 450 pontos no exame e não ter zerado a prova de redação, além de comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa (para as bolsas parciais) ou de até 3 salários mínimos por pessoa (para as bolsas integrais). Podem participar ainda os professores da rede pública (exclusivamente para os cursos de licenciatura e Pedagogia) e as pessoas com deficiência.  

 

Bolsas integrais e parciais

Ao todo, o Grupo Tiradentes vai conceder total de 1.437 bolsas de estudos para o primeiro semestre de 2023, em suas unidades, por meio do programa do Ministério da Educação (MEC). As 432 bolsas integrais (com 100% da mensalidade) e 1.005 parciais (com 50%) estão distribuídas pelas unidades de ensino do Grupo em Sergipe e Pernambuco, além dos polos de Ensino à Distância (Unit EaD) 

 

Inscrições

As inscrições começam no dia 28 de fevereiro e vão até 3 de março, podendo ser feitas exclusivamente pelo Portal Acesso Único, do MEC (https://acessounico.mec.gov.br). A partir do dia 28, equipes presenciais de plantão, que irão orientar e esclarecer dúvidas dos candidatos sobre documentos e procedimentos para a inscrição no Prouni. O resultado da primeira chamada sai em 7 de março e o da segunda está previsto para o dia 21. Outras informações pelos sites https://www.unit.br/prouni e https://www.fslf.edu.br/prouni ou ainda pela Central de Atendimento (0800-729-2100).