Companhia Editora de Pernambuco tem nova diretoria



A Companhia Editora de Pernambuco empossou na manhã desta sexta-feira (10) a sua nova diretoria. O jornalista João Baltar Freire assume a presidência da Cepe, tendo o administrador de empresas Igor Burgos como diretor administrativo e financeiro e o jornalista Ricardo Melo reconduzido na diretoria de Produção e Edição. A secretária executiva de Imprensa, Daniella Brito, assume o Conselho Administrativo da Cepe. O secretário de Comunicação de Pernambuco, Rodolfo Costa Pinto, o secretário de Turismo, Daniel Coelho, além de funcionários e colaboradores da empresa participaram da solenidade de transmissão de posse.

À frente da Cepe desde 2014, o jornalista Ricardo Leitão destacou a assertividade de todo o processo de transição de gestão. “Nós tivemos uma transição muito cordial. João teve condições de conhecer separadamente cada setor e avaliar o que foi feito por cada um. Tenho certeza de que a nova diretoria terá condições de avançar onde não pudemos ou não tivemos condições para isso. Aqui na Cepe  fizemos boa parte do que planejamos. Ela tem uma equipe experiente e está com as contas equilibradas. Agora, a nova gestão avançará muito mais com toda certeza”, afirmou.

Em sua fala, o presidente João Baltar também relembrou os encontros que reuniram as equipes de transição. “Além de ter sido de uma riqueza de conteúdo, uma espécie de intensivo de aprendizagem de uma empresa prestigiosa, foi também um momento de muita camaradagem. E isso já é um presságio bom do que poderemos continuar construindo. Já vamos pegar na Cepe um alicerce muito bem fundado. Aqui foram tratadas e impressas coisas que não foram triviais. Coisas que literalmente significam a oficialidade do nosso Estado e isso nos traz muito mais responsabilidades”, assegurou.

O secretário de Comunicação, Rodolfo Costa Pinto - pasta a qual a companhia está institucionalmente vinculada -, também destacou a empresa. “A Cepe é um grande exemplo de coisas que não são feitas no Brasil, mas são feitas aqui, como instrumento de fomento cultural, fazendo a gente olhar para a frente. Podem contar comigo, com a Secretaria de Comunicação para a gente avançar cada vez mais”, frisou.

Perfil da nova diretoria da Cepe:

João Baltar Freire - Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), foi coordenador do Projeto Recriança; presidente do Instituto Byron Sarinho/FAP; assessor de comunicação do Banco do Nordeste (por concurso); correspondente do Jornal dos Sports (RJ); atuou na Assessoria de Comunicação da UFRPE. Respondeu pela Superintendência de Articulação Institucional da Secretaria de Justiça do Estado; consultor do Departamento de Penas Alternativas do Ministério da Justiça; presidente estadual do Conselho de Políticas sobre Drogas; coordenador da Secretaria de Direitos Humanos de Jaboatão dos Guararapes e secretário de Empreendedorismo do Governo de Eduardo Campos. Na iniciativa privada, atuou como empresário de comunicação, produção audiovisual e cultural.

Igor Burgos - Administrador de empresas formado pela Faculdade de Boa Viagem, trabalha na Cepe há 21 anos, tendo entrado como estagiário e passado pelo departamento financeiro, comissão de licitação, e Superintendência de Marketing e Vendas. Atualmente respondia pela Superintendência  de Digitalização, Gestão e Guarda de Documentos, sendo ainda  coordenador-adjunto da unidade de controle interno da empresa.

Ricardo Melo -  Responde pela Diretoria de Produção e Edição da Cepe desde 2008, ocupando anteriormente o cargo de diretor de arte da revista Continente Multicultural. Em sua gestão, a editora pública passou por uma grande transformação, tornando-se hoje uma das mais importantes casas editoriais do país. Em fevereiro de 2022 foi eleito presidente da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO)