Deputado Ossesio Silva preside audiência na Câmara Federal para discutir inclusão de medicamento contra doença falciforme no SUS



O deputado federal Ossesio Silva (Republicanos) presidiu na última terça-feira (21), uma audiência pública na Comissão da Seguridade Social e Família, para debater o Projeto de Lei Nº4208/2021, de sua autoria, que dispõe sobre a inclusão do medicamento crizanlizumabe na Relação Nacional dos Medicamentos Essenciais (Rename) e da sua disponibilização no Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento auxilia no tratamento da anemia falciforme, mais comum em pessoas negras.

De acordo com o parlamentar, é preciso garantir que a saúde pública chegue em quem mais precisa. “Essa discussão é essencial para que passamos incluir e disponibilizar esse medicamento no SUS, a fim de que as pessoas que sofrem com anemia falciforme tenham acesso e possam realizar seu tratamento de forma adequada. Quando diagnosticadas precocemente e tratadas adequadamente com os meios atualmente disponíveis e com a participação da família, a gravidade e a letalidade podem ser reduzidas”, ressaltou Ossesio. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, existem entre 50 mil e 100 mil pacientes brasileiros diagnosticados com anemia falciforme no Brasil. Estiveram presentes na audiência para debater sobre o tema o representante da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Rodrigo Cançado; o coordenador científico da Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doença Falciforme (Fenafal) e coordenador-geral da Associação Brasiliense de Doença Falciforme (Abraf), Elvis Silva Magalhães; a representante da Associação Pro-Falcemicos (Aprofe), Sheila Ventura; além de demais membros da sociedade civil e do Governo Federal.