PSOL-PE reúne dirigentes e militantes para traçar estratégias de acolhimento às vítimas da chuva



Cuidar das vitimas e familiares que sofreram com os alagamentos e deslizamentos em Pernambuco foi o principal foco da Plenária emergencial do PSOL-PE , que aconteceu na manhã deste domingo (29), no formato online, reunindo dezenas de militantes, parlamentares e a direção do partido. 

Vários pontos foram discutidos no encontro, como a realização de uma campanha de solidariedade para arrecadar donativos. A ideia é transformar a sede do partido em um centro de arrecadação para alimentos, roupas, material de higiene e limpeza. 

As doações serão destinadas para movimentos sociais, territórios afetados que tenham relação com o PSOL e mandatos.

"Queremos ajudar os mais necessitados, mas também, vamos cobrar e exigir dos governos estadual e municipal atuação efetiva para garantias de direitos sociais. A natureza não é a responsável. Existe responsabilidade política pela tragédia", frisou Tiago Paraiba, presidente do PSOL-PE.

A direção estadual irá se reunir com os diretórios municipais atingindos para articular ações institucionais conjuntas e mobilizar a militância para a campanha de solidariedade do partido.
 

Por atuação do partido e de parlamentares a legenda defenderá a inclusão dos(as) desabrigados(as) em programas habitacionais e sociais como auxílio emergencial. 

"Vou defender junto com a direção partidária e os mandatos parlamentares nas esferas estadual e municipal a aprovação de auxílios emergenciais de 1 salário mínimo para as vítimas das enchentes, deslizamentos e desabamentos pelo período mínimo de 01(um) ano" disse a dirigente e pré-candidata ao Senado Federal, Eugênia Lima. 

Para o pré-candidato ao governo pelo PSOL-PE, João Arnaldo, é  importante realizar vistoriais nos bairros mais atingidos pelas chuvas. "Vamos cobrar a abertura de mais abrigos e o pagamento de auxílio moradia para as famílias que ainda se encontram em locais de riscos", observou João, lembrando da importância de tratar a problemática das consequências das chuvas como um processo preventivo e estrutural.