NOTA OFICIAL PSOL-PE - Bolsonaro e Paulo Câmara são cúmplices pela tragédia nos morros da RMR



Em um dos mais tristes eventos da história de nosso Estado, onde entre óbitos confirmados e desaparecidos, temos mais de uma centena de pessoas e mais de 5000 se encontram desabrigadas é necessário que os responsáveis tenham seus nomes ditos.

Bolsonaro sobrevoou os locais mais atingidos e atendeu a imprensa para repetir um discurso comum a gestão do Governo estadual e dos municípios de Jaboatão, Recife, Olinda e Camaragibe (onde se concentram as mortes dos últimos dias), na falta de argumentos torna-se cúmplice dessa tragédia, culpando a natureza pelas mortes, perdas, danos e transtornos ocorridos na última semana.

A culpa não é das chuvas!

Para gestão de risco e resposta a desastres, o orçamento federal previsto é de R$447,9 milhões, são 35% à menos que no ano anterior, daí a quantidade de mortes em uma série de eventos de desabamentos este ano, com destaque para Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Petrópolis-RJ. Por comparação e para que se entenda a profundidade do corte orçamentário, no ano de 2012, Gestão de Risco e Resposta a Desastres teve um orçamento de 4,2 bilhões de Reais. O planejamento e execução de obras de contenção de encostas em áreas urbanas não só sofreu um grande corte no orçamentário, mas também no valor autorizado.

A crise ambiental tem causado e dado maior dimensão a eventos causados pelos fenômenos naturais, e um dos principais culpados é a política ecocida do Governo Bolsonaro, que também aplica uma política de desmonte do estado através de desinvestimentos e cortes nos orçamentos, principalmente nas áreas sociais.

O Governo Estadual do PSB, e as gestões municipais aplicam com afinco a consolidação de um modelo de cidades excludentes, gentrificadas, onde a lógica da verticalização e ocupação das margens do mar e dos rios por grandes projetos imobiliários, impermeabiliza as superfícies e o subsolo.

Nessa tragédia, Bolsonaro, Paulo Câmara e os gestores de Jaboatão, Recife, Olinda e Camaragibe são culpados pelas mortes, perdas, desalojamentos e dificuldades enfrentadas nos últimos dias em Pernambuco. 

Para nós do PSOL Pernambuco o momento é de solidariedade, organizamos um ponto de arrecadação de doações na nossa sede, no centro da capital pernambucana. Para além da solidariedade e de identificar os culpados, apresentamos medidas emergenciais, sendo a primeira, o socorro aos atingidos por alagamentos e desabamentos, sendo necessário que seja concedido auxílio emergencial aos desabrigados e que se estabeleça um plano para moradias dignas aos que perderam suas casas e que estão em locais de risco.

Recife, 30 de maio de 2022.
Diretório Estadual do PSOL Pernambuco