Quais são os novos políticos que estão candidatos à Prefeito em Barreiros e quais deles merecem a atenção dos barreirenses?

Com as eleições definidas para o mês de novembro deste ano, temos que pensar quais e quem serão nossos representantes à partir do ano de 2021 tanto na Câmara de Vereadores quanto e principalmente na Prefeitura de Barreiros. E este é um dos fatores essenciais para nossa cidade que há anos vem sendo gerenciada por um bando de parasitas, que tem sugado verbas e mais verbas, mensalmente de nossos cofres e pouco ou quase nada tem feito de fato pelo município.

E, pensando dessa forma é que hoje resolvi trazer alguns nomes que são novos no meio político local, merecendo nossa especial atenção. Afinal de contas, se queremos uma cidade melhor com melhores administradores não há por que apostar nas mesmas fichas que por anos tem usufruído de nossos cofres mudando apenas de nome à cada nova gestão. E o momento é este!

No cenário atual, na cidade de Barreiros, teremos duas mulheres para a corrida eleitoral, que como já falei antes, poderão trazer um diferencial para as eleições deste ano. E é justamente por elas que começarei á falar.

Luciana Vasconcelos (Cidadania) e Paula Veríssimo (PSC)
Luciana Vasconcelos (Cidadania) e Paula Veríssimo (PSC)

Luciana Vasconcelos é filha de Luciano Costa Vasconcelos, ex-prefeito de Barreiros sendo uma das pessoas bastante influentes na cidade, graças ainda, aos familiares dele que também tieram papel importante na construção da cidade barreirense (mas estes detalhes talvez volto noutro momento). Os dois, pai e filha, estão filiados ao partido Cidadania e recebem o poio do Deputado Federal Daniel Coelho para a candidatura ao cargo executivo. Até o momento de hoje porém, não se sabe se o candidato será Luciano ou se a Luciana será a candidata à frente da chapa. Rumores dão conta de que a filha está com mais foco que o pai, no entanto, certamente se ela for a candidata terá grandes ganhos, com a força política do pai.

Paula Veríssimo é até então uma mulher pouco conhecida na cidade, mas que está começando a aparecer, embora tudo mostra que a mesma ainda não conseguiu conquistar os holofotes na cidade barreirense. No entanto, isso poderá mudar favoravelmente à ela, dependendo do marketing político e de seus apoiadores para que a mesma tenha projeção necessária ao cargo que almeja. Até então, o que se fala de Paula é que ela está tentando entrar para o meio político à sombra de seus esposo, Daniel Lajes. Tal detalhe porém não tem nada de negativo, haja vista que o mesmo é bastante conhecido e popular na cidade, podendo também ajudar na projeção dela. Atualmente filiada ao PSC, mesmo partido dos vereadores Brito e Luciano do Peixe, que tentam mais uma vez, suas reeleições.

Beto da Sensação (Republicanos), Inaldo Lins (PSD), Claudio da Cooates (PSL)

Inaldo Lins é um advogado popularmente conhecido na cidade de Barreiros, de origem religiosa católico, tendo bastante proximidade com o meio político, atuando há anos nos bastidores da politica local, tendo seu real e primeiro passo neste ano de 2020, colocando seu nome na disputa para o cargo de Prefeito pela primeira vez. O que conta à seu favor é ser conhecido por todos, não importando a classe social. O mesmo goza de prestígio em todos os lugares. Recém filiado ao PSD, recebendo o apoio do Deputado André de Paula, o mesmo é igualmente, um diferencial na cidade barreirense nas eleições deste ano.

Claudio da Cooates, é um empreendedor cooperativista, que tem feito um diferencial no meio agrícola na zona rural de Barreiros e região. Embora pouco conhecido no meio político, ele tem trabalhado há anos com projetos voltado à agricultura local, sendo essa uma de suas principais ferramentas para as eleições deste ano. Detentor de vários prêmios á frente da COOATES, Claudio pretende ampliar e massificar ações voltadas à área que ele atua com visão voltada ao cooperativismo agricultura familiar e ações sociais voltada ao importante povo da zona rural. O partido que ele está filiado é o PSL.

Beto da Sensação é um daqueles políticos que pode ser citado aqui como persistente. Talvez esteja aí uma de suas marcas. Nas eleições de 2012 candidatou-se ficando em segundo lugar na votação daquele ano. Embora não tenha ganhado a eleição deixou uma marca que o tem projetado até os dias de hoje. Já nas eleições de 2016, tentou mais uma vez concorrendo as elieções contra dois grupos políticos que tinham como referencial o dinheiro em larga escala. Por ter um tipo de politica da não compra de voto, Beto ficou em terceiro lugar, entre os mais votados por não se sujeitar a forma de política adotada pelos políticos profissionais da cidade. Nas duas últimas eleições estava filiado ao PTB, mas recentemente o mesmo largou aquela legenda e filiou-se ao REPUBLICANOS, recebendo o apoio do Deputado Federal Silvio Costa Filho que o apoia neste projeto.

Em suma, estes são os nomes novos que ainda não tem os vícios nem as marcas negativas dos politiqueiros de nossa cidade que merecem a atenção dos munícipes, encontrando neles candidatos acima de tudo com ficha limpa para as eleições deste ano.

Já os outros três pretensos candidatos, quais sejam, Pedro Ivo (PDT), Carlinhos da Pedreira (PP) e Elimário Farias (PSB) já são conhecidos por suas ações negativas tanto pelo povo barreirense quanto pela justiça.

Carlinhos da Pedreira, ex-prefeito pelo PSB, hoje está no PP, tem três contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, sendo uma delas, rejeitada com unanimidade pela Câmara de Vereadores de Barreiros.


Elimário Farias, atual Prefeito, foi eleito pelo PDT, mas hoje está filiado ao PSB que antes pertencia à Carlinhos da Pedreira, e já conta em seu currículo com pelo menos uma conta rejeitada pelo TCE.

Pedro Ivo, que hoje figura no PDT que antes pertencia à João Baleia e Elimário. O mesmo já foi vereador na cidade de Barreiros, teve que ser obrigado à afastar-se da vida pública por 8 anos por crimes apontados pelo Ministério Púbico de Pernambuco e reconhecidos contra ele pela justiça. No ano de 2012 quando o mesmo tentava ser candidato à vereador pelo PPL (mesmo partido que Elimário Farias foi filiado antes de vir para o PDT e atual PSB) o ex-vereador recebeu impugnação de sua candidatura. Não podendo ser candidato, tentou, assim como João Baleia, colocar sua esposa, conhecida como Céu, mas sem sucesso.

Sendo assim, fica claro quanto ás escolhas que devem ser feitas nas eleições deste ano de 2020, de maneira à termos uma gestão de quatro anos pela frente com pessoas que possam dedicar-se á cidade verdadeiramente.

Até então este é o quadro, que, no entanto, poderá mudar à qualquer momento graças as picuinhas e entraves políticos que ainda virão pelos próximos dias.