Professor Dairton Correia Ralf, falando sobre personalidades de Barreiros relembra o passado e aponta erros que precisam ser revisados pelos barreirenses.

Dairton Correia Ralf é uma daquelas personalidades barreirenses, ele mesmo, que com uma memória viva de dar inveja à qualquer um nos aponta com suas palavas o que de bom nossa cidade já teve ou que ainda tem.

Dairton Correia Ralf
Dairton Correia Ralf, tomando um cafézinho em sua varanda
(Imagem Ed Soares)


Professor de Matemática aposentado, dono de uma personalidade única e cativante, atuante nas redes sociais, e
contando mais de sete décadas de vida, posta quase que diariamente suas composições escritas, que nos brinda à partir do seu perfil pessoal no Facebook. E é de lá que estou trazendo mais uma de suas falas publicadas por ele, conforme pode ser conferido abaixo.

Nesta publicação ele cita alguns nomes que marcaram a vida pública da cidade de Barreiros e nos faz alguns apontamentos, baseados em sua própria experiência.

Personalidades de Barreiros

Nossa querida Barreiros, já teve muitas personalidades importantes, os quais são orgulhos para todo nós barreirenses, tais como: Estácio Coimbra - nascido em Barreiros, advogado, formado pela faculdade de direito do Recife. Foi prefeito de Barreiros em 1894. Depois foi deputado Estadual, em seguida foi governador de Pernambuco. Foi também deputado Federal, e chegou à ser Vice-presidente da Repúblicas, no governo do presidente Artur Bernardes, onde assumiu a presidência da República por várias vezes. Tivemos também o barreirense, professor universitário Rui de Ayres Belo. Tivemos também a barreirense Edvirges de Sá Pereira. A primeira mulher à pertencer a Academia de Letras de Pernambuco. Batalhadora incansável no projeto para que as mulheres tivessem o poder de votar.

Estas personalidades são o orgulho de nossa Barreiros. Tivemos também muitas outras personalidades que também muito nos orgulha: José Canuto Santiago Ramos, Jaime Sampaio de Vasconcelos, Dr. Cloves Tenório, Hélio Ramos, filho de José Canuto, Dr. Paulo Correia de Oliveira, Joquinha do engenho Herval, Irandir Santos, ator de novela da Globo, e tantos outros.

Também, Barreiros já teve cada um, que deixaram muito à desejar. Eu mesmo já fui vítima de um deles, que beijava as minhas mãos e dizia: SOMOS IRMÃOS MAÇONS, e tudo que poder fazer por você, eu faço.

Meus queridos eleitores barreirenses, não se deixem iludir, não sejam enganados por este cara que diz que fez o asfalto da cidade e construiu as pontes de Baeté e a que vai para a Usina Rio Una.

Nenhum prefeito de uma cidade do porte de Barreiros, não tem condições de com recurso próprios, asfaltar a cidade e construir duas pontes daquelas. Qualquer prefeito que tivesse naquela gestão, o ASFALTO da cidade e as construções das pontes teriam vindo.

Quem fez o ASFALTO da cidade e as duas pontes, foi o GOVERNO FEDERAL, foi a PRESIDENTE Dilma Roussef. Ele como é especialista em falsidade e traição, logo apoiou outro candidato.

Ele diz que foi o prefeito que mais fez calçamento em Barreiros, também! ele não fazia a LICITAÇÃO.

Nenhuma empresa poderia entrar em nossa cidade. As máquinas para fazer esse tipo de serviços eram dele, tudo agregado à prefeitura, paralelepípedos, britas, areia era tudo dele, os operários era tudo pago pela prefeitura. Daí eu pergunto: Será que este indivíduo ganhou dinheiro? não sei como ele não teve a ideia de calçar todos os engenhos de nosso município!.

Acorda Barreiros, vamos procurar melhorar o nosso município, esta tão sofrida cidade, maltratada, por estes que só pensam em si, que só sabem enganar aqueles menos esclarecidos.

Um abraço para todos os eleitores barreirenses.

Dairton Ralf