Audiência Pública reúne moradores de Aldeia para discutir instalação de Estrada Parque na PE 27


Moradores de Aldeia, em Camaragibe, estiveram nesta segunda-feira (4), reunidos na ALEPE para debater o projeto da Estrada Parque de Aldeia. A Audiência Pública solicitada pelo deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB) e presidida pelo deputado Estadual Romero Sales Filho (PTB), contou ainda com a presença do deputado estadual Sivaldo Albino; da Gerente de Conservação da Biodiversidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Patrícia Tavares; do Gestor de Meio Ambiente da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Valdecir Filho; do diretor de Gestão Territorial e Recursos Hídricos da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), Nelson Maricevich; e do subcomandante do 20º Batalhão da Polícia Militar, Maj. Eliel.

O presidente do Fórum Socioambiental de Aldeia, Herbert Tejo, fez uma exposição dos projetos arquitetônicos que envolvem a criação de ciclovias, o alargamento de calçadas e acostamentos, além da requalificação dos oito hectares do Parque Aldeia dos Camarás, localizado entre os quilômetros 10 e 11 da PE27 (Estrada de Aldeia). “Queremos quebrar o paradigma de simplesmente colocar uma calçada, como fazem muitos empreendimentos”, disse.

Para o deputado Professor Paulo Dutra, morador de Camaragibe, é importante chamar a atenção para o tema com o objetivo de se criar meios para viabilizar a execução do projeto. "Queremos dar publicidade à necessidade deste parque que passou por problemas muito sérios nas gestões de Camaragibe. Ele agora voltou a ser público e nós precisamos saber com clareza o que queremos com aquele parque, tendo em vista que temos poucos espaços públicos em Aldeia e em Camaragibe", explicou.

O deputado Romero Sales Filho também se colocou à disposição dos moradores de Aldeia para que o projeto saia do papel: “Uma iniciativa como esta, capitaneada pelo Fórum Socioambiental de Aldeia, precisa ganhar a atenção devida. Por isso, me coloco à disposição para, junto à Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade dar celeridade aos encaminhamentos necessários. Este projeto promoverá transformação social não só para Aldeia, mas para os demais municípios integrantes da APA – Aldeia Beberibe”, disse.

Como deliberação do encontro, uma nova audiência será marcada, agora em Camaragibe, para que sejam estudadas formas de viabilização do projeto. “Foi um momento de trazer a sociedade e saímos daqui com alguns encaminhamentos que partiram das contribuições das pessoas. Temos a alegria de ver esse movimento começando aqui na ALEPE”, explicou Dutra.