09 outubro 2019

BARREIROS poderá ter, pela primeira vez, candidatura para MANDATO COLETIVO.

Com ideias voltadas e centradas em renovação e inovação verdadeiramente para a cidade de Barreiros, e visando ainda uma alternativa para as eleições do ano que vem, 2020, um grupo de pessoas, realmente interessadas em dar sua contribuição para o município barreirense está com uma proposta nova para as próximas eleições. MANDATO COLETIVO.

Mas, o que é Mandato Coletivo? - É um movimento de renovação política que aposta em diversos ‘candidatos’ pedindo votos para um mesmo número. Modalidade é informal, sem previsão legal, mas em ascensão no meio político nos últimos anos. (saiba mais aqui)

Baseado numa experiência que começou à partir da cidade de Paraíso do Goiás que, pela primeira vez no país lançou um projeto piloto que lá está dando certo e está influenciando outras cidades e estados a cidade de Barreiros está aderindo à essa modalidade com o fim de mudar o jogo da velha política, local.

Aonde e quando tudo começou 

A Câmara Municipal de Alto Paraíso de Goiás, na área da Chapada dos Veadeiros, a 460 km de Goiânia, contará com uma nova experiência política nos próximos quatro anos. Se trata de um mandato coletivo, no qual cinco pessoas “foram eleitas” para ocupar uma das nove cadeiras de vereador. O advogado João Yuji, de 31 anos, é o representante legal do grupo e apareceu como o candidato nas urnas, mas diz que vai dividir as tarefas do cargo com os demais integrantes.

O município, que tem cerca de 7 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é conhecido pelas belas paisagens naturais e pelo esoterismo. Durante a campanha, que também foi divulgada em redes sociais, os integrantes do mandato coletivo usaram o seguinte slogan para explicar à população sobre o objetivo do grupo: “Você vota em um candidato e elege cinco cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da nossa cidade”. (confira mais teclando aqui)

Em Pernambuco a experiência começou já dando certo quando cinco candidatas foram eleitas, pelo PSOL para o primeiro mandato coletivo para a Câmara de Deputados de Pernambuco. As "juntas" como elas se autodenominam tem como principal representante uma vendedora ambulante que, juntamente com mais quadro mulheres, sendo uma delas a primeira transgênero á exercer um oficio legislativo, estão revolucionando com essa nova forma de legislar.

Eleitas pelo PSOL com 39.175 votos, as Juntas Codeputadas formam a primeira mandata coletiva e feminista a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A mandata coletiva é uma experiência política inovadora. É a ideia de coletividade, que vai de encontro à ideia velha e antiga de individualismo na política, trazendo o senso de coletividade na participação política. (Conheça mais clicando aqui)

Isonomia, diálogo, horizontalidade e transparência são princípios que norteiam as relações e práticas entre as codeputadas e equipe. A presença das Juntas na Alepe simboliza uma mudança estético-política que ainda está em curso.

Em Barreiros, com o intento de quebrar o monopólio financeiro dos que investem milhões para serem eleitos e reeleitos, geralmente aliados á esquemas para se manterem na politica, alguns grupos estão repensando a política e querendo que de fato haja representatividade à começar pela Câmara de Vereadores, passando também para a Prefeitura.

Sendo um mandato coletivo, todos os envolvidos neste projeto tem direito à legislar, bem como ao mandato daquele que estará ocupando uma cadeira na Casa de Nilo Morais. E tudo funcionará como partilha. Ou seja, para que uma decisão de um vereador do Mandato Coletivo seja tomada, os demais do grupo tem que concordar.

Como acontece com os vereadores atuais? Eles são eleitos e tomarão as decisões que acharem que sejam tomadas. Em muitos dos casos, quando a sociedade vem tomar conhecimento do que certas decisões foram tomadas, já é tarde de mais.

Com o mandato coletivo as decisões em conjuntos serão tomadas só depois que a sociedade tiver noção do que está acontecendo, com total transparência e representatividade.

Em outra publicação estarei trazendo mais informações sobre MANDATO COLETIVO EM BARREIROS e quais os grupos que estão aderindo à essa nova proposta para a cidade.



Acompanhe as atividades das codeputadas das juntas acessando o site https://www.juntascodeputadas.com.br/