BARREIROS poderĂ¡ ter, pela primeira vez, candidatura para MANDATO COLETIVO.

Com ideias voltadas e centradas em renovaĂ§Ă£o e inovaĂ§Ă£o verdadeiramente para a cidade de Barreiros, e visando ainda uma alternativa para as eleições do ano que vem, 2020, um grupo de pessoas, realmente interessadas em dar sua contribuiĂ§Ă£o para o municĂ­pio barreirense estĂ¡ com uma proposta nova para as prĂ³ximas eleições. MANDATO COLETIVO.

Mas, o que Ă© Mandato Coletivo? - É um movimento de renovaĂ§Ă£o polĂ­tica que aposta em diversos ‘candidatos’ pedindo votos para um mesmo nĂºmero. Modalidade Ă© informal, sem previsĂ£o legal, mas em ascensĂ£o no meio polĂ­tico nos Ăºltimos anos. (saiba mais aqui)

Baseado numa experiĂªncia que começou Ă  partir da cidade de ParaĂ­so do GoiĂ¡s que, pela primeira vez no paĂ­s lançou um projeto piloto que lĂ¡ estĂ¡ dando certo e estĂ¡ influenciando outras cidades e estados a cidade de Barreiros estĂ¡ aderindo Ă  essa modalidade com o fim de mudar o jogo da velha polĂ­tica, local.

Aonde e quando tudo começou 

A CĂ¢mara Municipal de Alto ParaĂ­so de GoiĂ¡s, na Ă¡rea da Chapada dos Veadeiros, a 460 km de GoiĂ¢nia, contarĂ¡ com uma nova experiĂªncia polĂ­tica nos prĂ³ximos quatro anos. Se trata de um mandato coletivo, no qual cinco pessoas “foram eleitas” para ocupar uma das nove cadeiras de vereador. O advogado JoĂ£o Yuji, de 31 anos, Ă© o representante legal do grupo e apareceu como o candidato nas urnas, mas diz que vai dividir as tarefas do cargo com os demais integrantes.

O municĂ­pio, que tem cerca de 7 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂ­stica (IBGE), Ă© conhecido pelas belas paisagens naturais e pelo esoterismo. Durante a campanha, que tambĂ©m foi divulgada em redes sociais, os integrantes do mandato coletivo usaram o seguinte slogan para explicar Ă  populaĂ§Ă£o sobre o objetivo do grupo: “VocĂª vota em um candidato e elege cinco cidadĂ£os comprometidos com o desenvolvimento da nossa cidade”. (confira mais teclando aqui)

Em Pernambuco a experiĂªncia começou jĂ¡ dando certo quando cinco candidatas foram eleitas, pelo PSOL para o primeiro mandato coletivo para a CĂ¢mara de Deputados de Pernambuco. As "juntas" como elas se autodenominam tem como principal representante uma vendedora ambulante que, juntamente com mais quadro mulheres, sendo uma delas a primeira transgĂªnero Ă¡ exercer um oficio legislativo, estĂ£o revolucionando com essa nova forma de legislar.

Eleitas pelo PSOL com 39.175 votos, as Juntas Codeputadas formam a primeira mandata coletiva e feminista a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A mandata coletiva Ă© uma experiĂªncia polĂ­tica inovadora. É a ideia de coletividade, que vai de encontro Ă  ideia velha e antiga de individualismo na polĂ­tica, trazendo o senso de coletividade na participaĂ§Ă£o polĂ­tica. (Conheça mais clicando aqui)

Isonomia, diĂ¡logo, horizontalidade e transparĂªncia sĂ£o princĂ­pios que norteiam as relações e prĂ¡ticas entre as codeputadas e equipe. A presença das Juntas na Alepe simboliza uma mudança estĂ©tico-polĂ­tica que ainda estĂ¡ em curso.

Em Barreiros, com o intento de quebrar o monopĂ³lio financeiro dos que investem milhões para serem eleitos e reeleitos, geralmente aliados Ă¡ esquemas para se manterem na politica, alguns grupos estĂ£o repensando a polĂ­tica e querendo que de fato haja representatividade Ă  começar pela CĂ¢mara de Vereadores, passando tambĂ©m para a Prefeitura.

Sendo um mandato coletivo, todos os envolvidos neste projeto tem direito Ă  legislar, bem como ao mandato daquele que estarĂ¡ ocupando uma cadeira na Casa de Nilo Morais. E tudo funcionarĂ¡ como partilha. Ou seja, para que uma decisĂ£o de um vereador do Mandato Coletivo seja tomada, os demais do grupo tem que concordar.

Como acontece com os vereadores atuais? Eles sĂ£o eleitos e tomarĂ£o as decisões que acharem que sejam tomadas. Em muitos dos casos, quando a sociedade vem tomar conhecimento do que certas decisões foram tomadas, jĂ¡ Ă© tarde de mais.

Com o mandato coletivo as decisões em conjuntos serĂ£o tomadas sĂ³ depois que a sociedade tiver noĂ§Ă£o do que estĂ¡ acontecendo, com total transparĂªncia e representatividade.

Em outra publicaĂ§Ă£o estarei trazendo mais informações sobre MANDATO COLETIVO EM BARREIROS e quais os grupos que estĂ£o aderindo Ă  essa nova proposta para a cidade.



Acompanhe as atividades das codeputadas das juntas acessando o site https://www.juntascodeputadas.com.br/