Seminário de Comunicação debate novas linguagens do Jornalismo e ações para combater as Fake News.

SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO DEBATE NOVAS LINGUAGENS DO JORNALISMO E AÇÕES PARA COMBATER AS FAKE NEWS

Sobre este eventoUm mesmo acontecimento divulgado por vários ângulos com uma rapidez revelada praticamente em cima da hora, em tempo real. Verdade ou mentira? Vale a pena tanta pressa para divulgar um fato? Foi checado? Foi devidamente apurado? Estes são alguns cenários e questões a serem debatidas no Seminário Novas Linguagens do Jornalismo e Táticas contra Fake News, promovido pelo SIM Eventos Corporativos, dia 21 de setembro de 2019, no Hotel Intercity Suape Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho.

Pelo segundo ano, o Sim Eventos Corporativos vai reunir profissionais e estudantes do jornalismo, publicidade e marketing para trocar experiências e conhecimentos sobre os novos cenários da produção de notícias, a partir do protagonismo dos cidadãos e do crescimento das redes sociais.

“A notícia está disponível na palma da mão. O cidadão não só a consome como, principalmente, tem sido o gerador da informação em primeira mão. Áudios, fotos e vídeos se espalham rapidamente. O que fazer com tantos dados? O seminário pretende colaborar com estas reflexões”, afirma o promotor do evento, Gleison Simeon.

O seminário terá três mesas de debates, onde serão abordadas as seguintes temáticas:

1ª MESA - Conteúdo jornalístico na TV e as redes sociais;

2ª MESA - O futuro do rádio e as novas tecnologias;

3ª MESA - A responsabilidade no ato de comunicar e as Fake News

PALESTRANTES

Entre os palestrantes que vão participar, estão os jornalistas Bruno Grubertt (TV Globo NE), Tiago Medeiros (TV Globo NE) e Ciro Bezerra (TV Jornal), que farão parte das discussões da 1ª mesa, sobre “Conteúdo jornalístico na TV e Redes Sociais”.

Também participam do evento a jornalista e professora da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), Andréa Trigueiro, o jornalista André Almeida (rádio Recife FM e Evangélica FM) e a radialista Gal Ferrer (Rádio Recife FM). Juntos, vão enfocar o futuro do rádio e as novas tecnologias.

Vão compor o time de debatedores, o jornalista e assessor de imprensa da Polícia Federal (em Pernambuco), Giovani Santoro, e o jornalista Magno Martins (do Blog do Magno). Na ocasião, vão tratar de refletir sobre a temática da 3ª mesa, que abordará sobre “a responsabilidade no ato de comunicar e como lidar com as fake news”.

HOMENAGENS

Por sua vez, o seminário terá três momentos especiais de homenagens: um para a jornalista Graça Araújo, que foi uma das palestrantes no seminário de 2018. Uma semana após o evento, ocorreu o trágico episódio do seu falecimento.

Uma segunda homenagem será voltada ao radialista Sérvulo Ferreira, que interpreta o “Véio Abidoral”, e completa 20 anos de carreira em 2019. E também será condecorado o radialista Ely José, o Batata, diretor da Rádio Comunitária Calheta FM, quando serão lembrados os 20 anos de fundação da emissora.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o seminário estão disponíveis através de formulário online. Os inscritos receberão um KIT COMUNICAÇÃO, contendo pasta, bloco de anotações, canetas, crachá e certificado.

PROGRAMAÇÃO

8h – Credenciamento
8h30 – Abertura com homenagem à jornalista Graça Araújo
9h30 - 1ª mesa: Conteúdo jornalístico na TV e as redes sociais (debatedores: jornalista Bruno Grubertt (TV Globo NE), jornalista Tiago Medeiros (TV Globo NE) e o jornalista Ciro Bezerra (Rádio e TV Jornal)
12h – Intervalo (Almoço)
13h - Homenagem à Rádio Comunitária Calheta FM
13h15 - 2ª mesa: “O futuro do rádio e as novas tecnologias” (debatedores: jornalista e professora da Unicap - Universidade Católica de Pernambuco -, Andréa Trigueiro, o jornalista André Almeida (rádio Recife FM e Evangélica FM) e a radialista Gal Ferrer (Rádio Recife FM)
15h15 – Intervalo (Coffee Break)
15h45 - 3ª mesa: “A responsabilidade no ato de comunicar e as Fake News” (debatedores: jornalista e assessor de imprensa da Polícia Federal em Pernambuco, Giovani Santoro e o jornalista Magno Martins -do Blog do Magno.
17h - Homenagem ao Véio Abidoral - 20 anos de carreira artística

Exposição de artes plásticas e atração cultural

Durante o seminário, haverá espaço para os artistas locais. O cordelista, artista plástico e membro da Academia Cabense de Letras, Jairo Lima, fará exposição de obras de arte e o mesmo irá confeccionar os troféus para os homenageados (Graça Araújo, Rádio Calheta FM e Sérvulo Ferreira).

Na parte musical, o seminário contará com a apresentação cultural da Banda de Pífano Zabumba do Mestre Chimba.

Contato: Jornalista Wilson Firmo (DRT/PE 3214) (81) 99781-5686 / jornalistawfirmo@gmail.com