Nepotismo em Ipojuca: Ministério Público recomenda que Prefeita exonere três cunhadas da sua gestão

O Ministério Público de Pernambuco, recomendou, nesta quinta (12), a exoneração das três cunhadas da Prefeita Célia Sales de sua gestão. A política, que é casada com o Secretário de Governo do Ipojuca, Romero Sales, possui as três irmãs de seu cônjuge como ocupantes do cargo de Assessora Especial da Prefeita e da Secretaria Executiva de Educação. De acordo com a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa, viola a Constituição Federal.

No documento, disponível no Diário Oficial, foi solicitado que a prefeita Célia Agostinha Lins de Sales, demita imediatamente, com um prazo limite de 30 dias, as Assessoras Especiais Rosane de Fátima Raposo Sales Cavalcanti e Roberta de Fátima Raposo Lacerda; e a Secretária Executiva Rosemary de Fátima Raposo dos Santos. O MPPE considera a prática de nepotismo contrária aos princípios da moralidade, da impessoalidade, da isonomia e da eficiência, sendo vedada sua prática em todos os Poderes Constituídos no Brasil.


A contratação das irmãs do esposo da Prefeita é uma multiplicidade de servidores ocupantes de cargos de provimento em comissão no âmbito da Prefeitura Municipal de Ipojuca. A Prefeita Célia Sales tem o período de 10 (dez) dias para apresentar as providências adotadas para o cumprimento da recomendação. Em caso de não atendimento, medidas necessárias por meio do Órgão Ministerial serão aplicadas para reparação dos danos ao erário municipal.