Hospital de Barreiros não atende pacientes em final de semana por suposta falta de médicos e cidade inteira entra em pânico.


Desde o final da noite de sexta-feira (09) vários pacientes que recorrem ao Hospital Regional Jailton Messias em Barreiros estão usando as redes sociais para reclamar e ao mesmo tempo denunciar a falta de atendimento naquela instituição de saúde.

Segundo eles, que estão espalhando áudios e escritos nas redes sociais da cidade e região, as informações são de que não há atendimento para quem necessite ser atendido.

Já durante todo o dia de sábado (10) as reclamações davam conta de que não tinha médico para atender à quem chegava ao Hospital.

Chegaram inclusive à dizer (talvez maliciosamente) que o Hospital havia fechado. O que deixou muita gente em panico na cidade que, sem saber à quem recorrer, ficaram alarmados com os os fatos noticiosos.

Resolvi, na qualidade de blogueiro, entrar em contato com pessoas que fazem parte da diretoria e estão mais capacitados à me informarem de verdade do andamento da situação e os mesmos, na noite de sábado, me informaram que durante todo o dia haviam sim, três médicos de plantão em atendimento no Hospital Jailton Messias, mas, que durante o mesmo expediente dois deles precisaram remover dois pacientes, sendo um para o Hospital Regional em Palmares e um outro paciente para um dos hospitais de Recife. Procedimento legal, uma vez que há casos em que os pacientes com alta gravidade não devem ser conduzidos sem acompanhamento médico.

Segundo informações prestadas por este mesmos contatos, ficou em atendimento no Hospital Jaiton Messias uma médica que teria dito que só seria possível o atendimento no dia de sábado, dia 10, para pacientes em situação de Urgência, ou seja, casos mais graves, como acidentes ou algo parecido, ficando assim, reduzido o número de atendimento para pacientes em casos de menor gravidade.

Ainda, segundo as informações colhidas, os pacientes que chegavam ao Hospital eram imediatamente aconselhados à recorrerem à unidades de atendimentos em outras cidades, como São José, Tamandaré, ou aqueles que tivessem condições e/ou carros, levassem seus pacientes para Recife, distante de Barreiros há cerca de 109 quilômetros, pouco mais de uma hora e quarenta minutos ou para Palmares. O que deixou muita gente preocupada e indignada.

Durante todo o dia de domingo, infelizmente, as informações sobre a falta de atendimento perdurou, e as pessoas mais uma vez começaram à reclamar. Mas, desta vez, não diziam que o Hospital estava fechado e sim, faltava atendimento para os populares que recorriam aquele local.

Ainda, segundo novas reclamações, diziam os mesmos que a recomendação que recebiam no Hospital, quando buscavam ser atendidos é que procurassem outras unidades de atendimento na região, já que lá não havia possibilidade e que os atendimentos estariam focados em casos de urgência e emergência.

Na noite do domingo, por volta das 20 horas, o Vereador Luciano Gomes, mais conhecido como Luciano do Peixe teria sido chamado para constatar o que de fato estava acontecendo. Ao chegar lá, em contato comigo, por telefone, o legislador informou que haviam várias pessoas à espera de atendimento no Hospital, mas que não estavam sendo atendidas.

Segundo ele, o mesmo encontrou o local praticamente deserto de atendimento, apesar de dizer que o hospital não estava de todo fechado, como estavam espalhando, mas que os pacientes não foram ou não estavam sendo atendidos.

Desta vez, coloquei uma nota em áudio e espalhei em grupos de redes sociais, assim como fiz anteriormente, reforçando que o Hospital Jailton Messias não tinha sido fechado, como estavam mentirosamente espalhando, mas que haviam falta de atendimento por falta de médicos, conforme, inclusive, tinha sido notificado pelo Vereador Luciano, por telefone a este blogueiro.

É importante frisar que desde o ano passado, 2018, sob a gestão do Prefeito Elimário Farias, e orientação de seu mentor e chefe de governo João Marcolino, mais conhecido como João Baleia, que o Hospital Jailton Messias passou a funcionar sob condição de terceirização de serviços, e apesar de sempre haver reclamações de atendimento, estas tem aumentado muito mais apos este novo modelo ter sido implantado naquela instituição. (Acesse aqui e confira). Embora se afirme que com uma nova direção as coisas estão as mil maravilhas, vários e vários pacientes tem reclamado de tudo naquela unidade médica de saúde. Não sendo um fato novo, dando mostras de não ter havido melhorias, como a Prefeitura publica.

Um outro fator ainda importante é que desde outubro de 2017 a unidade de atendimento móvel, o SAMU, está sem atividade e que até o exato momento, nem o Prefeito, nem esta nova administração soltou uma nota sobre a falta desta unidade no Hospital. 
Há centenas e centenas de reclamações.

No ano de 2015, sob a administração anterior, é bom que se lembre, o Hospital quase fecha suas portas por conta de gestores irresponsáveis.

Quando foi inaugurado em Barreiros o Hospital Regional Jailton Messias foi entregue com capacidade para cuidados médicos não apenas do município, mas de outras cidades da região também, perdendo em estrutura apenas para o Hospital Regional de Palmares.

Hoje, é importante frisar, que o Hospital de Palmares é responsável por cerca de 60 ou 70% do atendimento de pacientes, principalmente de gestantes. A maioria dos novos partos que deviam acontecer em Barreiros as gestantes são conduzidas para o Regional em Palmares, para Caruaru, ou Hospitais em Recife.

Os Hospital Regional de Barreiros teve dias de glórias apenas nos dois primeiros anos desde que foi inaugurado, vindo depois deste período à perder e muito em condições e capacidade de atendimento em nosso município.

A situação tem se agravado muito mais, depois que o hospital, praticamente, foi negociado, deixando de ser quase cem por cento de ser atendido pela Prefeitura, passando à ser gerenciada por empresas privadas, sob conhecimento dos atuais gestores da cidade, à frente da Prefeitura, perdendo assim, mais e mais, em qualidade de atendimento.