Em Barreiros com o fim das coligações proporcionais qual será o futuro dos vereadores de mandato nas eleições de 2020?

Conforme tratei em publicação anterior (confira aqui) os vereadores de Barreiros estão em sério risco de não serem reeleitos, graças as novas regras eleitorais, que trata do fim das coligações que já está em vigor à partir das eleições do ano que vem, 2020.

Cada partido agora terá que provar que tem lideranças capazes ao voto por voto, sem as amarras de antes que contava com votos dos partidos de uma "base" com dois, três, quatro, ou tantos partidos fossem possível para eleger os vereadores que recebiam votos dos candidatos de menor projeção beneficiando assim aqueles que estavam mais em destaques.

Esse tipo de "acordo" também facilitava os que tinham mais votos, dentro de um mesmo grupo político, para que "puxassem" alguns outros, mesmo com um número inferior. um jeito complicado de facilitar para os de dentro de certos grupos políticos.

Alguns dos objetivos de se formarem coligações era também uma maneira de obter maior tempo de propaganda no rádio e na TV, assim como de conseguir o maior número de votos para a chapa. Isso porque as vagas em disputa do Poder Legislativo são distribuídas proporcionalmente aos votos obtidos pelos partidos ou coligações. Assim, quanto mais votos uma coligação obtivesse, mais candidatos elegiam. Esse sistema eleitoral fazia com que uma pessoa eleita com muitos votos conseguisse eleger outros candidatos do seu partido ou coligação que tenham alcançado menos votos, como falei acima.

A justificativa para a vedação às coligações nas eleições proporcionais é a de fortalecer o sistema político-partidário, como se passassem por uma seleção natural dos partidos, em que apenas subsistirão aqueles mais preparados, aqueles que possuam realmente uma ideologia, que são organizados, aqueles que, ao longo do tempo, souberem fazer uma melhor leitura da estrutura política, que possam conseguir filiados através de suas propostas, ou seja, inibindo a criação e existência dos falsos ou aparentes partidos que em nada estão comprometidos com a democracia e o Estado de Direito, limitando-se a negociar o seu tempo de rádio e televisão por interesses espúrios e não republicanos.

Cientes de que há novas regras e que estão em risco de não serem reeleitos, a alternativa dos atuais vereadores, principalmente aqui em Barreiros, é a de juntarem-se e criarem um prefeito (laranja) para manterem-se à todo custo.

Certamente, por este período alguns atuais vereadores estarão abandonando algumas legendas, partindo para outras com maior projeção e farão bases de cinco à cinco ou mais, dentro de um mesmo partido, com o lançamento de uma candidatura para Prefeito, com vistas à receberem altas somas para suas candidaturas próximas, graças aos investimentos do Fundo Partidário. Alguns partidos disponibilizarão cerca de 2 à 3 milhões de reais para eleição e reeleição de seus candidatos. 

Neste caso, como os futuros candidatos à Prefeito não terão compromisso (pelo menos à vista de todos) como antes com os vereadores de mandato, estes terão que se virar nos trinta, para reconquistarem novamente as cadeiras na Câmara Legislativa.