"Não troco a batina pela política" disse Padre Antonio Guilherme, de Barreiros.

Padre António Guilherme fazendo homilia na Igreja Matriz de São Miguel em Barreiros (Imagem, arquivo pessoal)
Já faz alguns meses que à partir das redes sociais estão rolando umas falas por parte de alguns internautas de que, uns defendem e outros são contra, de que o Pároco Antonio Guilherme, atual responsável e representante da Igreja Matriz de São Miguel em Barreiros estaria envolvendo-se com os movimentos políticos locais.

Até aí tudo bem, apenas pelo fato de ele fazer algumas falas em apoio ao município em que ele gerencia religiosamente, ou até por que o mesmo já deu algumas declarações polêmicas, como daquela vez em que ele chamou os treze vereadores de Barreiros de parasitas, em áudios que circularam todas as redes sociais da região. O padre ficou então marcado como alguém que, no imaginário popular, poderia "salvar o povo barreirense".

O Padre Antonio Guilherme tornou-se uma figura querida e é muito bem aceito em todos os lugares por onde anda, tendo livre acesso à todos e permitindo-se ser visto com todas as classes sociais da cidade. O que lhe coloca na condição de um autêntico e carismático representante da Igreja

E, certamente por conta dessa abertura dele para com o povo passaram à idealizar o pároco como um possível representante da Igreja à frente do cargo executivo da cidade.

Várias falas nas redes sociais locais, davam conta de que ele poderia estar se filiando à um partido politico e formando um grupo, podendo candidatar-se para o cargo de Prefeito nas eleições do ano de 2020. Outros, porém, diziam que isso não passava de um mero boato sem qualquer fundamento.

Tomei então a liberdade de ligar para o Padre Antonio Guilherme que se dizia surpreso com esse falatório nas redes sociais da cidade, falando ainda que veio tomar conhecimento desses comentários à partir de minha ligação para ele.

Perguntado qual seria sua resposta sobre essas falas e possível anseio de alguns da cidade, que o queriam elevar à esse provável cargo, ele me disse que não há possibilidade alguma, e que não trocaria sua batina pela política.

"Não existe possibilidade. Eu tenho um compromisso com minha Igreja que é de abir as portas para o povo dessa cidade, trazendo novos fies para a casa do pai e reacendendo a fé de alguns que se afastaram. Não troco minha batida, que abracei com tanto amor, pode um cargo transitório" Disse o Padre Antonio Guilherme, por telefone.

Ao mesmo tempo que o pároco afirma dispensar quaisquer cargos políticos na cidade, ele agradece ainda assim, o carinho das pessoas que pensaram dessa forma e diz pedir à Deus para que hajam representantes à frente do poder municipal comprometido com a cidade, de verdade.

"De qualquer forma eu fico feliz por ter sido lembrado pelo povo... isso é de qualquer forma uma demonstração de carinho. Entretanto, eu rezo à Deus para que sejam levantadas pessoas, sejam vereadores ou prefeitos, realmente comprometidos com o povo, para que faça valer à pena seu trabalho, sejam eles quem forem, junto à comunidade barreirense" afirmou o Pároco.

Ele afirmou ainda que sente-se imensamente feliz e abraçado pelo povo de Barreiros que o acolheu tão bem e todo seu esforço, dia e noite, é doar-se em prol de todos, indistintamente.

"Minha missão é estar ao lado do povo, e em defesa da Igreja, que é o local que amo e me faz bem. Nossa comunidade barreirense é muito carente em vários aspectos e meu dever é tentar, de qualquer forma, minimizar essa carência, ajudando de uma forma ou de outra para que tenhamos, todos, dignidade e respeito. Meu lugar é dentro da Igreja. Não troco minha batina por cargo político, mas torço para que os homens e mulheres de bem façam o seu melhor por nossa tão amada Barreiros", finalizou o Padre.