Mesmo sem LULA pesquisa IBOPE aponta rejeição de 44% de Bolsonaro.


O Ibope divulgou nesta quarta-feira (5) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. Porém, foi retirado dos resultados da pesquisa, como já era de se esperar o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois tentar de adiar até aonde lhe foi possível, o Ibope divulgou a seguinte nota, como forma de desculpa em que dá uma meia boca de explicação do por que não divulgar o nome de Lula:

"Como informado ontem, na pesquisa de intenção de votos realizada entre os dias 1 e 3 de setembro, para seguir as decisões decorrentes do indeferimento da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, que proibiram, entre outras coisas, que o ex-presidente participasse, como candidato, de atos de campanha, o Ibope deixou de aplicar o questionário em que o nome de Lula aparecia como postulante ao cargo de presidente da República, como constava do registo da pesquisa feito no TSE.

O instituto pesquisou apenas o cenário em que o nome de Fernando Haddad, candidato a vice-presidente pelo PT, aparecia juntamente com os candidatos que pediram registro.

O Ibope indagou ao TSE se este procedimento estava correto.

Em sua decisão de hoje, o ministro Luiz Felipe Salomão explicou que, segundo a lei, o TSE está impedido de responder a consultas como essa durante o período eleitoral.

Diante disso, e convicto de que agiu de boa fé e dentro da lei, e, ainda, no intuito de não privar o eleitor de informações relevantes sobre a situação atual das intenções de voto na eleição presidencial, o Ibope decidiu liberar os resultados da pesquisa para divulgação, decisão que contou com o apoio dos contratantes TV Globo e o 'Estado de S.Paulo'."

Rejeição - O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices:



Bolsonaro: 44%
Marina: 26%
Haddad: 23%
Alckmin: 22%
Ciro: 20%
Meirelles: 14%
Cabo Daciolo: 14%
Eymael: 14%
Alvaro Dias: 13%
Boulos: 13%
Vera: 13%
Amoêdo: 12%
João Goulart Filho: 11%

Poderia votar em todos: 1%

Não sabe/não respondeu: 10%

Em cenário com ausência completa e intencional de Lula, Bolsonaro chega à apenas 22% das intenções de votos, o que representa não crescimento do deputado, ou em outras palavras, uma estacionada. 

Mas, nesse mesmo cenário, o eleitor não tem noção de qual o percentual das intenções de votos que estaria Lula, nessa mesma pesquisa divulgada pelo IBOPE.


Confira pesquisa completa acessando aqui. diretamente no portal do G1.