O que é e o que faz um assessor de vereador?

Pode parecer estranho mais todo Vereador tem seu assessor parlamentar. Na verdade o Vereador pode ter de Três a cinco Assessores Parlamentares, este tem atribuições relevantes no mandato dos Vereadores.

No geral um assessor cuida da agenda de um vereador, além de colher informações nas comunidades. Atualmente, com o uso das redes sociais um assessor poderá alimentar blogs, sites, fan pages, etc de um parlamentar, de maneira à dar visibilidade ao público das atividades do legislador.
Primeiro devemos definir qual a definição de Assessor, pois vai além da expressão “aquele que assessora”.  Ficaremos com a Definição de Assessoria do dicionário mini Aurélio, pois faz com que vejamos uma real conotação do termo Assessor. Assessoria: Escritório ou Instituição Técnica ou Especializada na coleta e analise de dados, estatísticos ou científicos. Então podemos definir o termo assessor como “aquele que coleta e analisa dados”.

A partir deste ponto mostrarei as atribuições de menor complexidade do assessor parlamentar de vereador. Mais deixo claro que a imagem que a sociedade tem do assessor refletem na imagem do vereador, e tudo que o assessor fizer no trabalho ou em sua vida pessoal impacta na imagem do vereador. O Assessor de menor complexidade tem que no mínimo ter o ensino médio completo.

O Assessoramento é um direito que assiste aos vereadores. O Assessor como qualquer profissional deve ter consciência que existe o sigilo profissional e a ética. Mesmo não estando mais assessorando, o profissional que quebrar o sigilo, responde por danos a imagem do vereador.

As Atribuições de menor complexidade do Assessor Parlamentar de Vereador São:

TAREFAS TIPICAS:

Atendimento às pessoas encaminhadas ao vereador; acompanhamento de assuntos do interesse do vereador; controle de documentos sob a responsabilidade do gabinete do vereador; controle dos gastos do gabinete do vereador com telefones, xerox e correios, de acordo com os valores previstos na Resolução interna da Câmara Municipal relativa a matéria; solicitação de viagens do vereador; responsabilidade pelo controle do fluxo de pessoas junto ao gabinete do vereador; assessoramento às demandas do vereador; além das demais atividades inerentes ao respectivo gabinete destinadas ao assessoramento na execução das tarefas que lhe forem atribuídas.

Como vemos a cima o vereador sempre tem alguém, mesmo que ele não saiba. Então vereador estas são as atribuições de menor complexidade do assessor de vereador, existe as atribuições de media e alta complexidade dos assessores mais isso é papo para outro dia. 

A motivação dessa publicação acima tem à ver com novas publicações que virão neste blog de outras matérias relacionadas à vereança na região da mata sul pernambucana.