Por falta de pulso político, Barreiros perde a 10ª Companhia Independente, para a cidade de Tamandaré

Prefeitos da região da mata sul de Pernambuco em apresentação da 10º Companhia Independente, à ser instalada em Tamandaré.
O Prefeito Elimário Farias (PDT) de Barreiros e o Prefeito Pel Lajes (PEN) de São José da Coroa Grande concordaram, sem cobranças, em ceder ao grupo político da Familia Hacker e PSB projeto que há anos era pedido dos barreirenses.
Ao longo dos anos, podemos acompanhar o desenrolar dos concluis políticos em nossa cidade e região, na Mata Sul Pernambucana. Barreiros, desde seus primórdios, sempre esteve á frente, em se falando de desenvolvimento, apesar dos pesares. Nós já fomos a cidade que mais empregava por estas bandas. Daqui saíram profissionais dos mais altos gabaritos, graças ás dignas escolas e colégios em nosso município. 

A Usina Central Barreiros era a força de de nossa economia. E, alguns anos antes de fechar as portas, era como porta-estandarte para as outras empresas investirem. Infelizmente, uma das maiores fábricas de açúcar de nossa região teve que decretar falência. E, como consta na história, os "representantes políticos", de braços cruzados, nada fizeram para manter milhões de trabalhadores na ativa, permitindo que a falência fizesse sua parte negativa para este município, tão promissor.

Cerca de cinco anos depois, uma das empresas de forte negociação e influência do estado de Pernambuco, envia para o município representantes para averiguar a região com o fim de ser implantada aqui a 1º fábrica de Refrigerante. Infelizmente, por conta dos meios politiqueiros e  agentes corruptos, que queriam dinheiro (uma enorme quantia), junto com alguns vereadores (um deles, recentemente aposentado), perdemos o investimento que seria feito aqui. Em menos de um ano, a mesma fábrica conseguiu terreno e concessão e, foi instalar-se na cidade de Catende, aonde se encontra até os dias de hoje.

Foi conquistada para Barreiros a GRE Litoral Sul, que cuidava de questões ligadas á educação, atendendo cidades como São José da Coroa Grande, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém, entre outras. Com o fechamento desta gerencia neste município, no ano de 2015, os profissionais de educação, ou pais de alunos e alunos, se precisam, á partir de agora, resolver problemas ligados à esta pasta, terão que deslocar-se á cidade de Palmares. Mesmo com apelos das redes sociais, ou do povo, ao sairem ás ruas, o Prefeito e os Vereadores, que são 13, cruzaram os braços, esperando simplesmente que as portas fechassem. E fechou!

No período de Governo Municipal de Antonio Vicente, conhecido como Toinho da Coca, em parceria com o Governo do estado, á época, foi construído o Abatedouro Público, situado ás margens da PE-60. Disponibilizávamos carne de primeira qualidade para abastecimento do comercio local tendo ainda Tamandaré, São José da Coroa Grande, Rio Formoso, Água Preta, Palmares, e demais setores. Mais uma vez, vimos uma enorme batalha, perdendo o trabalhador com suas famílias para o poder da covardia. Não encontramos vereadores e nem prefeito dispostos à lutar pela manutenção do local. O Abatedouro, por diversos motivos, que agora não vem ao caso, fechou as portas. E não adiantaram os protestos do povo. Perdemos mais uma vez para a covardia!

E assim, se a gente for apontar os diversos casos de perdas, passaremos horas tratando sobre este assunto.

Após intenso aumento de criminalidade na cidade de Barreiros, em que praticamente tínhamos quase dois homicídios, além de assaltos e demais crimes, por dia, movimentos populares buscavam na Alepe, em forma de apelo, atenção especial para o município. À frente de alguns movimentos, encontramos o comerciante Claudio Samy Felix da Silva, dono de Farmácia, que não medindo esforços, reuniu outros tantos populares e comerciantes e bateu á frente do palácio do Campo das Princesas, ALEPE e demais setores, em busca de reforço policial, bem como pelo restabelecimento da Companhia Militar na cidade barreirense.

Ladeado por Daniel Coelho, à época, deputado estadual, hoje federal, diversos apelos foram feitos, e continuados. No ano de 2014 foi solicitado para este município o aumento de efetivo policial. Tendo em vista o crescente número de crimes, que aconteciam dia e noite, deixando os cidadãos sob tensão e medo.

Também naquele ano, foi tentada uma audiência pública a fim de tratar sobre a questão de segurança pública. Infelizmente, por questões politiqueiras (falta de pulso) por parte da maioria dos vereadores e o Prefeito à época do PSB, que não queria se envolver em assuntos dessa monta contra o governo do estado, cuja sigla partidária era a mesma, a audiência não aconteceu neste município.

Sabe-se no entanto que a luta para que conquistássemos, ou melhor dizendo, reconquistássemos a companhia, à ser instalada no mesmo setor que antes existia, na Praça José Nicolau, Centro de Barreiros, não vem de hoje. E em todos os anos, por ineficiência  e incompetência do setor público, que em nada mobilizava-se para melhorar a questão da segurança na cidade, nada víamos de resultado e o tempo foi passando. O assunto foi praticamente esquecido, só voltando à tona, neste mês de maio, quando soubemos que fora decidido, entre os que fazem o poder executivo, (Governador, Prefeitos), que a 10ª Companhia Independente, poderá ser instalada na cidade de Tamandaré.

Não estamos aqui dizendo que a cidade de Tamandaré não seja merecedora deste feito. Muito pelo contrário. O município, também, vem passando por sérios problemas no quesito de segurança. O que estamos colocando em queche aqui, é que a Prefeitura Municipal de Barreiros e a Câmara de Vereadores, não fizeram nenhum esforço à favor de sua população. Poderia-se argumentar, com seguridade, que nossa cidade com mais de 42 mil habitantes; com uma rede bancária maior que as demais cidades da região; com comercio local forte que inclusive sustenta ainda as cidades vizinhas; que vem sofrendo com enormes índices de criminalidade e constante falta de segurança, poderia ser o principal ponto de apoio, merecendo a instalação da Companhia Independente.

Por razões politiqueiras, em que o governo do estado, por ser representante da sigla PSB, tendo á frente a família Hakcer que são prefeitos e ex-prefeito, filiados ao também PSB, com o apoio ainda Simone Santana (PSB), e Danilo Cabral, do mesmo partido, estão usando deste evento para marketing político, já que fala-se que Hildo Hacker está operando seu planos para sair candidato á Deputado, pelo mesmo partido em questão, nas eleições de 2018.

Isso, poderia não ser tão importante se não fosse pelo caso de que as siglas PEN, que em São José da Coroa Grande tem como representante, Pel Lages, e o PDT, que em Barreiros tem como representante Elimário Farias, fazem parte do bloco político que pretende reeleger Paulo Câmara, no ano que vem ao mesmo cargo de governador.

Sendo assim, com os conchavos políticos, já á mostra de todos nós, vamos encontrando perdas para uns e pouco resultado para outros.

Em nota, o Pároco de Barreiros, Antonio Guilherme, expõe sua opinião sobre este projeto, perdido pelos barreirenses.


"Coisa boa quando se faz as coisas pensando no bem do povo, coisa triste quando isso é conquistado a base de uma política desonesta baseada apenas em interesse próprio, a isso chamo de politicagem, bem distante de ser chamado de política. Seria bom que o Sr. Governador de Pernambuco explicasse quais critérios usou para essa tomada de decisão, pois das cinco cidades, Tamandaré é a que oferece um ruim acesso as demais cidades, distante da PE e tantas outras questões que se fossem analisadas com critério não tomariam uma decisão assim. Parabéns ao Sr. Governador Paulo Câmara e aos demais envolvidos. E ao povo de Barreiros, no qual não se levou em conta nem a iniciativa que tomaram com a caminhada pela paz, nem as assinaturas coletadas e nem os mais de quarenta e dois mil habitantes dessa cidade. Espero que isso sirva para os Barreirenses serem mais espertos para as próximas eleições. Levem isso como critério para as próximas eleições!!!" 

Padre Antônio Guilherme - Pároco de Barreiros PE

Antes os fatos e conchavos políticos e politiqueiros, é de lamentar as escolhas, cujos critérios, são de interesse próprio, cujos cidadãos, são os últimos á serem vistos como papel importante, levados á segundo plano, nestes projetos desviados.


Barreirenses foram á Recife, por diversas vezes, pedindo socorro para os barreirenses.
Samy Felix, Kleyton Felix, José Miguel e demais outros, ladeados por Terezinha Nunes (PSDB) e Daniel Coelho (PSDB) pediam por reforço policial.

Pedido de audiência pública para a cidade de Barreiros para tratar sobre a falta de segurança.