Deputado Ossesio Silva aborda violĂȘncia contra jovens negros


“NĂŁo tivemos muito o que comemorar no dia 13 de maio.” A afirmação foi feita pelo Ossesio Silva (PRB) na ReuniĂŁo PlenĂĄria desta segunda (15), ao lembrar a data que marca a assinatura da Lei Áurea no Brasil, em 1888. Coordenador da Frente Parlamentar de Combate ao ExtermĂ­nio da Juventude Negra, o deputado avaliou que, 129 anos apĂłs a Abolição da Escravatura, o PaĂ­s estĂĄ atrasado na implantação de polĂ­ticas de inclusĂŁo e de proteção aos direitos humanos da população afrodescendente.

O parlamentar aproveitou a ocasiĂŁo para fazer um balanço das audiĂȘncias pĂșblicas promovidas pela Frente Parlamentar em vĂĄrios municĂ­pios pernambucanos. Ele destacou o Ășltimo encontro, no dia 10 de maio, em TimbaĂșba, na Zona da Mata Norte. “Os homicĂ­dios praticados nesse municĂ­pio, assim como em outras cidades que visitamos, vitimizam, principalmente, a população jovem, negra e pobre. Acreditamos que Ă© possĂ­vel, no entanto, promover açÔes de prevenção e aprimorar a legislação estadual, criando oportunidades de inclusĂŁo”, frisou.

As açÔes do grupo parlamentar foram elogiadas pelos deputados Priscila Krause (DEM), Odacy Amorim (PT) e Joel da Harpa (PTN), em apartes. “Sabemos que as vĂ­timas de violĂȘncia tĂȘm endereço, cor e, muitas vezes, gĂȘnero. Vossa ExcelĂȘncia acerta quando mobiliza CĂąmaras Municipais para enfrentar essa questĂŁo”, pontuou a democrata. “É preciso que os governos trabalhem para dar oportunidades Ă  população negra”, acrescentou Amorim. “A Frente Parlamentar tem chamado atenção da sociedade para esse tema”, concluiu Joel da Harpa.

Fonte e foto: Alepe