O que esperar do Brasil de agora em diante?


Não sou de fazer "previsões apocalípticas" sobre nada e até sou contra verdadeiramente à quem tem estas visões mesquinhas e destrutivas. Infelizmente. uma grande maioria de seres não pensantes e que vão de um à outro lugar, como se levados fossem por uma onda, vivem à "profetizar" catástrofes de hora em hora, muitas vezes em nome do Deus que "creem".

Olhando nossa nação de maneira geral, ante o quadro que temos na política dos tempos atuais, com seus representantes enlameados deste um pequeno município, como a cidade que vivo, Barreiros, passando pelo estado de Pernambuco e finalmente, atingindo outros importantes estados, dominando a nação, sinceramente tenho péssimas sensações com relação há dias vindouros. E isso não tem nada à ver com religião ou crenças do fim dos tempos.

A grande realidade é que nos últimos 10 ou 20 anos mesmo com o aumento das informações e a melhor troca de notícias online, o que estamos vendo aparecer, à cada cinco minutos, são situações de envergonhar à qualquer cidadão honesto que resolva ter um olhar mais apurado sobre a política brasileira.

Infelizmente, o cidadão comum, por algum tipo de medo, deixa de agir à favor de si e da coletividade e espera que outros façam por ele o que é de sua obrigação fazer. E não levanta a voz contra os que dizem-se poderosos, seja por receio, por conivência e cumplicidade ou por fatores outros que desconhecemos. E como canta Lulu Santos, "assim caminha a humanidade".

Por uma questão politiqueira, finalmente, conseguiram, uma pequena minoria, dominar a mente de uma maioria que foram às ruas em busca da deposição de uma presidenta que foi eleita com o voto popular. Sob a grande mentira da democracia 59 Senadores decidiram que Dilma devia ser julgada. E foi!  54.501.118 votos foram invalidados e uma representante do povo saiu do poder deixando lugar para o representante do empresariado.

A condenação de Dilma implicou a perda de seu mandato de presidente. Em teoria, ser condenado em processo de impeachment implicaria, além da perda de mandato, a inabilitação da pessoa para qualquer função pública por oito anos. Ou seja, Dilma ficaria longe de cargos eletivos e da administração pública até o ano de 2024. 

Entretanto, na sessão de julgamento no Senado, decidiu-se que essas duas determinações seriam votadas separadamente. Enquanto 61 senadores votaram pela perda do mandato, apenas 42 votaram pela inabilitação (e eram necessários 54). Assim, Dilma pode assumir qualquer cargo no funcionalismo público e até mesmo concorrer nas próximas eleições.

Passados alguns meses, chegando ao final deste ano, com menos de seis meses de atuação à frente da presidência do Brasil Michel Temer já consegue ser visto como um dos piores presidentes que a nação brasileira já teve a infelicidade de conhecer. E olha que até agora ele não aplicou sequer dez por cento das medidas que junto com seu grupo pretendem para o país

Voltando o olhar para meu estado, Pernambuco, percebo o quando ainda estamos distantes de nos dizermos independentes politica e financeiramente falando.

Voltando para minha cidade, ciente dos diversos acordos criminosos que são feitos em diversas categorias com o fim específico de dominação tenho, ao menos, a satisfação de dizer que não estou participando nestas escolhas infelizes que foram feitas nestes ultimos pouco menos de dez anos. Escolhas que por sinal tem levado uma cidade inteira, que tem uma das melhores arrecadações de impostos e verbas estaduais e federais, mas que mesmo assim está constantemente na faixa vermelha das dívidas.

Nunca se gastou tanto em nossa cidade, como nestes últimos anos e tem-se tão pouco. Nunca, igualmente, entraram tantas verbas nos cofres públicos como nestes últimos tempos, oriundos de impostos locais além das verbas externas e tudo o que vemos para a cidade é uma previsão escura de alguns poucos milhões, beirando à casa do BÍ, desastrosamente falando.

Portanto, o que esperar de Barreiros? O que esperar de Pernambuco? O que esperar de nosso país, Brasil, tão varonil e tão roubado por uma corrupção que se alastra, venenosamente, dia após dia, quase sem visão para solução?