SINTEPE realizou debate com os candidatos à Prefeito sobre os rumos da educação. Beto da Sensação foi o único à estar presente. Elimario fugiu do debate, alegando assuntos mais importantes.

Beto da Sensação (PTB) respondeu pacientemente à todas as perguntas formuladas por professores, alunos e demais presentes ao debate promovido pelo SINTEPE de Barreiros.

Na tarde desta terça-feira, dia 20/09 o Sindicado dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, SINTEPE, realizou um debate aberto sobre educação e convidou os quatro principais candidatos à Prefeito para que os mesmos expusessem suas propostas e planos de governo com relação à área educacional. Tendo estes sido devidamente notificados e com a antecedência necessária, os mesmo candidatos, mediante suas assessorias, prontificaram-se, desde o dia anterior à comparecerem ao evento.


No horário marcado, o Candidato Beto da Sensação compareceu, pontualmente, às 14:30 no local. O candidato Carlinhos da Pedreira enviou por Whatsapp, uma desculpa de que não estaria presente, dando a entender que iria tratar de assuntos mais importantes do que o proposto naquele momento. Em seguida, recebemos informes de que o candidato do 40 estava fazendo campanha no bairro da Massa Falida, na mesma tarde. O candidato Allan, meu povo, não deu nenhuma justificativa, igualmente não compareceu. Já o candidato Elimário Farias, esteve no local, atrasado, e em menos de dez minutos informou que não poderia permanecer presente ao debate por que teria recebido uma ligação de suma importância, e que precisaria ausentar-se do local imediatamente.

Os três candidatos, Carlinhos, Elimário e Allan, demonstraram, com ações, não terem compromisso algum com a educação, em não comparecerem à um debate importantíssimo como este em nossa cidade.
Momento em que Elimário Farias tenta explicar o motivo de sua saída urgente, para tratar de assuntos mais importantes do que a educação.

Ainda, segundo o SINTEPE, o anúncio do evento que devia ser veiculado na Rádio Litoral FM para atrair a atenção dos populares não aconteceu por que os donos da emissoras deram a justificativa de que o TRE não teria liberado. 

Ficou para o candidato do 14, Beto da Sensação, responder às perguntas dos presentes, onde as mesmas foram respondidas, todas, à contento, chegando inclusive à agradar aos professores e aos alunos presentes.

Não se sabe ainda quais os reais motivos para a desculpa de Elimário ter fugido deste compromisso com a educação, mas o fato é que até os partidários da campanha do 12 saíram do local decepcionados com o candidato por essa postura, de fugir.

- "Ele não devia ter feito isso", disse um dos fotógrafos do 12, presente.

Restando apenas Beto da Sensação, os professores e alunos aproveitaram o quanto puderam, questionando o candidato sobre seus projetos e plano de governo. De maneira atenciosa e tranquila, o candidato do 14 afirmou que tem um compromisso assumido com esta classe de servidores que é tão vital à todos. E que não medirá esforços para dar sua cota de contribuição aos educadores que, infelizmente, ainda não é valorizado.

Beto também se comprometeu, em sua fala no debate de que terá um olhar especial à comunidade da zona rural, não apenas em educação, como outras áreas também que vem sendo relegada para segundo plano pelos que passaram na administração de nossa cidade.

- "O meu governo será marcado como um governo de referência na educação municipal, em parceria com o governo estadual e federal. Temos que valorizar os professores com qualificação profissional e salarial. Pagando em dia, principalmente, e bonificando o profissionais de destaque. Na Zona Rural, meu plano de governo será intenso, promovendo parceria entre a Prefeitura e os agricultores locais, valorizando o homem do campo", disse Beto da Sensação.