Pesquisa mostra Gaucho como uma grande a surpresa em Ipojuca‏


O fato novo na pesquisa de intenção de voto feita pela empresa Brasil Vértice para prefeito de Ipojuca, postada abaixo, está na aparição do pré-candidato do PRB, o empresário Arlindo Capitani, conhecido como Gaucho (PRB). Sem nunca ter disputado uma eleição, sem mídia e o mais desconhecido entre os pré-candidatos, ele aparece com 21 % das intenções de voto, cenário de crescimento. Bem próximo do ex-vereador  e candidato a prefeito na eleição passada, Romero (PTB), que tem 26 % das intenções  de voto, mas com uma crescente rejeição de 23 %. O republicano Gaucho, está em pleno crescimento do eleitorado ipojucano, com a menor taxa de rejeição, 18 %. Como os políticos tradicionais estão em baixa e as eleições municipais serão realizadas com regras rígidas, pouco tempo de campanha de rua, no rádio e na televisão, um nome sem rejeição e que tenha como bandeira a moralidade e a ética tem tudo para se transformar num verdadeiro azarão. A pesquisa traz ainda o atual prefeito Carlos Santana (PSDB), em primeiro lugar com 30 % na pesquisa. Mas Santana, em contrapartida, detém a maior taxa de rejeição 56 %, diferentemente de Gaucho, o menor percentual entre os nomes mais competitivos. A pesquisa aconteceu entre os dias 12, 13 e 14 de julho de 2016. Foram coletados 1.662 formulários em todos os locais de votações compreendendo os bairros: Porto de Galinhas, Maracaípe, Serrambi, Camela, Nossa Senhora do Ó e Ipojuca Centro.

Foram definidos os estratos: Bairro, Sexo, Faixa Etária, Grau de Instrução, Religião e Profissão. As perguntas foram Abertas e Fechadas.

O índice de Confiança é de 96% e a Margem de Erro é de 4%.

Na intenção direta de voto com a presença dos candidatos; Carlos Santa, Romero e Gaúcho, foi apurada a seguinte intenção:

Carlos Santana: 30%
Romero: 26%
Gaúcho: 21%
Indeciso: 23%

Em um cenário onde participam apenas; Carlos Santana e Gaúcho as intenções se demonstram da seguinte forma:

Carlos Santana: 52%
Gaúcho: 47%
Indeciso: 1%

Em um cenário onde participam apenas; Romero e Gaúcho as intenções se demonstram da seguinte forma:

Romero: 46%
Gaúcho: 44%
Indeciso: 10%

Em um cenário onde participam apenas; Carlos Santana e Romero as intenções se demonstram da seguinte forma:

Romero: 51%
Carlos Santana: 41%
Indeciso: 8%

Em um cenário de rejeição onde figuravam os três candidatos Carlos Santana, Gaúcho e Romero os dados se apresentaram da seguinte forma:

Carlos Santana: 56%
Romero: 23%
Gaúcho: 18%
Indeciso: 3%

Ao serem questionados sobre a avaliação da gestão do atual prefeito Carlos Santana os dados se apresentaram da seguinte forma;

Ótima: 12%
Boa: 15%
Regular: 30%
Ruim: 16%
Péssima: 27%

Pesquisa registrada no TRE sob número: PE-077402016
ASCOM  PRB/PE