Dos 08 pré-candidatos apenas 4 chapas disputarão ao cargo de Prefeito em Barreiros, até agora.


No inicio da chamada corrida pré-eleitoral, os barreirenses, ainda confusos, tinham por alto a noção de que 08 (oito) nomes estariam dispostos à concorrerem como candidatos à Prefeito de Barreiros. Com o passar dos dias, aproximando o tempo certo para as puxadas dos candidatos, temos um quadro de poucos nomes, com possibilidades variadas.

A proposta desta postagem é mostrar quem e quais são os candidatos hoje, e onde aqueles que se arvoraram à corrida eleitoral, estão atuando.

MARIO DO RESGATE - Em Janeiro de 2015 o senhor Amaro Joaquim, conhecido popularmente como Mário do Resgate, divulgou nos quatro cantos da cidade que estaria em busca do cargo de Prefeito. A tentativa era lançar seu nome para de alguma maneira conseguir alguma projeção. Em pouco tempo o mesmo foi visto de braços dados com Carlinhos da Pedreira, depois com Toinho da Coco-Cola e atualmente, apagado, está no PHS "defendendo" a candidatura de João Baleia (PDT), como candidato à vereador.

ELIMÁRIO FARIAS - O vereador, que atualmente está como vice-presidente da câmara neste período de 2013-2017, passou à ser destaque nas redes sociais à partir do ano de 2014, quando estava sendo cotado ao cargo de Prefeito, com projeção para 2016. Durante os seis últimos meses daquele ano e começo dos primeiros meses de 2015, Elimário começou à fazer o jogo do "quem me paga mais". Aquele que poderia ser o candidato forte para 2016, passou à ser visto como moeda barata pelo grupo do atual Prefeito e seu irmão e vice, como também, de Toinho e João Baleia. Com um valor amoedado o mesmo foi desvalorizando-se dia a dia e já no final do ano passado, depois de acordos com João, o mesmo aceita a proposta (certamente financeira) passando à ser deletado da cena política barreirense. Depois de firmada a "parceria", João Baleia o apresenta como seu pretenso vice-prefeito.

TOINHO DA COCA-COLA - Desde o inicio do ano de 2015 que o Ex-prefeito, Antonio Vicente, conhecido popularmente como Toinho da Coca, resolveu lançar seu nome como pré-candidato à Prefeito de Barreiros. Sem partido desde a eleição de 2012, quando o atual Prefeito Carlinhos lhe tomou o PSB, o ex-prefeito buscou uma sigla forte e em Setembro do ano passado, realizou um ato de filiação ao PSDB. Desde então as aparições públicas dele começaram à causar preocupação ao atual gestor municipal. Com o passar dos meses, entre aplausos e acolhidas, Antonio passa por uma cirurgia que o deixa afastado da cena política levando-o dia e noite à desaparecimento e exclusão de sua imagem publica. De maneira silenciosa e cuidadosa, ele se afasta da vida pública em busca de melhorias na saúde. O PSDB, partido ao qual ele se filiou, atualmente compõe a chapa que defenderá Beto da Sensação do PTB em Barreiros.

MARQUINHOS GALDINO - Um dos nomes novos que começou à aparecer na cidade de Barreiros surgindo como uma forte proposta para o povo barreirense. Recém filiado ao PR, Marquinhos passou à ganhar projeção política por ser ele oriundo de uma família tradicional. Durante todo seu trajeto ele foi procurado por Carlinhos da Pedreira e por João Baleia, que em troca de valores altos, os queriam à seu lado como vice, levando seu partido para eles. Marquinhos, entretanto, resistiu e no final do mês passado, em conversa aberta com Beto da Sensação resolveu fechar aliança, desistindo de sua candidatura e aceitando ser vice na chapa do PTB.

ALLAN MEU POVO -  Candidato pelo DEM, tendo a menor chapa em busca de votos, este candidato teve sua corrida ao cargo abalada, quando mesmo resolveu romper laços com aqueles que conquistaram-lhe o partido. No entanto, foi o primeiro à fazer sua convenção que aconteceu no dia 24 de julho na Câmara Municipal de Barreiros.

JOÃO BALEIA - O candidato com maior número de processos no Ministério Público Federal e Estadual, podendo ter seu registro caçado, dentre as razões, por improbidade administrativa. Ainda assim, usando de alguma forma de vantagens monetárias, o mesmo tem arrebanhando uma quantidade expressiva de pré-candidatos, formando o grupo que os barreirenses dizem que estarão defendendo corrupto de carteirinha. Mesmo concorrendo, João ainda tem a possibilidade de ser caçado á qualquer momento pelo TSE.

CARLINHOS DA PEDREIRA - O atual Prefeito na cidade de Barreiros, anda em corda bamba, entre altos e baixos. O que tem conseguido mesmo é conquistar altos índices de rejeição popular, sendo considerado pela grande maioria dos populares "o pior Prefeito de todos os tempos". Atualmente tem usado a máquina pública para fazer número, como foi o caso de sua convenção dia 05/08. Entre os estigmas de sua administração, Carlinhos tem como lado negativo o fato de administrar apenas para sua família. Um outro aspecto dele é ter a alcunha de ser chamado de péssimo pagador. Repetindo as eleições de 2012 ele volta à colocar seu nome ao cargo tendo como seu vice, mais uma vez, seu irmão, Léo da Pedreira. Chegou um período em que Carlinhos mandou anunciar que estava fora da corrida eleitoral, por conta das brigas com seu irmão, pelo poder. Acreditando continuar comprando o voto por qualquer moeda, os irmãos tem esperança de continuar no poder por mais 4 anos, mesmo tendo em vista os mais de 81% de rejeição popular.

BETO DA SENSAÇÃO - No ano de 2012, Dagoberto Queiroz, conhecido popularmente como Beto da Sensação (alusão à Loja Sensação e Mega Shop Sensação) lançou seu nome ao cargo de Prefeito. Fazendo um tipo de política voltada aos interesses de uma cidade melhor, e indo na contra-mão dos demais candidatos, não comprando e nem vendo o ser humano como um mero produto de troca de votos, mostrando propostas que valiam à pena serem ouvidas, conquistou mais de oito mil votos, ficando em segundo lugar. Sem grupo e pouco conhecido, além da fama de ser o "pirangueiro da política" por que não fazia como Carlinhos da Pedreira que distribuía dinheiro pelo voto... Atualmente Beto vem (re)conquistando a atenção popular, projetando-se à partir das redes sociais. Com um grupo forte e centrado, ao contrário de seus primeiros passos de 2012 começa à abalar as estruturas dos atuais candidatos, podendo representar a grande surpresa para 2016.

Sendo assim, o atual quadro político de Barreiros é este conforme abaixo mostro.

Para Prefeito Beto da Sensação (PTB)  - Vice Marquinhos Galdino (PR)
Para Prefeito Carlinhos da Pedreira (PSB) - Vice Léo da Pedreira (PP
Para Prefeito João Baleia (PDT) - Vice Elimário Farias (PDT)
Para Prefeito Allan meu povo (DEM) - Vice João Neneca (DEM).