03 junho 2016

Massa Falida, em Barreiros, bairro completamente abandonado pelo poder público municipal.

Bairro Massa Falida (Imagens Ed Soares)
No ano de 2013 o Governo do Estado, tendo à Frente Eduardo Campos (PSB), entregou às mãos de diversas famílias barreirenses 450 casas em função da Operação Reconstrução, que teve como palco a triste realidade em 2010, de enchente que deixou milhares de pessoas desabrigadas. Com investimentos no estado de mais de 50 bilhões de reais, pelo Governo Federal, o estado contratou empresas como a EGESA que por sua vez, sem fiscalização entregou as obras com metade das mesmas, em defasagem.

Bairro Massa Falida (Imagens Ed Soares)
No período imediato á entrega das casas populares aos que sofreram o ataque da natureza em 2010, já se falava da péssima qualidade do material contratado. O asfalto de todas as ruas fora feita com qualidade ruim, o que já se veria pelos meses seguintes total desgaste do mesmo.


Em menos de seis meses depois todo o capeamento asfáltico já não mais existia, passando os moradores da comunidade conhecida popularmente como Massa Falida, à trafegar em pleno barro, em todas as ruas do conjunto habitacional.

Atualmente a realidade das ruas da Massa Falida é esta, conforme imagens captadas por este blogueiro na tarde de ontem, dia 02 de junho, naquele bairro.

A prefeitura, responsável pela manutenção e conservação, após entrega das casas, não tem tomado nenhuma solução para a melhoria de qualidade de vida daqueles moradores que vivem à margem da sociedade, sendo tratados pela atual gestão com certa repugnância.

Quando o Prefeito precisa repassar um pouco de verbas para suas empresas envia para o bairro pó de pedra, extraída de sua fábrica, despejando-a na via principal. Uma providência que em menos de uma semana passa à ser vista, pelos moradores, como desculpa.

Cerca de 90% das ruas das 450 casas estão neste bairro, estão em estado precário de conservação e poucas são as ruas que ainda se vê um pouco de asfalto.

Moradores ainda reclamam da falta constante de água naquele bairro, além da falta de segurança e diz que o poder público se faz cego às necessidades daquela comunidade.

Outros bairros recém criados e entregues pelo governo do estado de Pernambuco, tem casos semelhantes em diversos platôs, na cidade de Barreiros, e infelizmente, para a Prefeitura, tendo à frente a atual gestão tal descaso é visto como pouca importância.

Estamos no mês de Junho e teremos pela frente, conforme previsões meteorológicas, um inverno rigoroso. A situação dos residentes naquela comunidade certamente não será das melhores, infelizmente!

Confira outras fotos no vídeo abaixo, do mesmo bairro, Massa Falida