Nova lei que obriga motoristas manterem os faróis acesos durante o dia divide opiniões.


Nova lei, sancionada pelo governo federal, que deverá entrar em vigor neste próximo dia 08 de junho de 2016 é vista com ressalvas por motoristas que já preveem custos altos, com possíveis trocas de baterias e faróis em menos tempo do que o previsto. No entanto, especialistas dizem que a medida poderá reduzir o número de mortes no trânsito.

A lei que obriga todos os motoristas a transitarem com o farol baixo ligado durante o dia nas rodovias, sancionada na semana passada, pode reduzir o número de mortes no trânsito, segundo especialistas. A alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) entrará em vigor em 8 de julho. Os motoristas têm 45 dias para se adaptarem à mudança. Depois disso, quem esquecer de ligar os faróis estará cometendo uma infração média. 

Embora possa gerar mais custos para os motoristas, que terão de trocar as lâmpadas dos faróis com mais frequência, a mudança é elogiada por especialistas em trânsito. Isso porque o custo dessa manutenção é insignificante diante dos acidentes que ela pode evitar, dizem.

Para as motos e os ônibus, ao circularem em faixas próprias, o uso dos faróis já é obrigatório durante o dia e à noite. Para os outros veículos, é obrigatório apenas durante a noite e em túneis, independentemente do horário, ou em casos de chuva, neblina e cerração.
A proposta de mudança teve início na Câmara dos Deputados e foi aprovada pelo Senado no fim de abril. Em 23 de maio, foi sancionada pelo presidente em exercício Michel Temer

NO BOLSO - Mas quanto tempo dura uma bateria? Isso é relativo. Depende do uso, como ocorre com qualquer acessório do seu carro.  Desde de junho de 2014 que o INMETRO interferiu na fabricação das baterias exigindo que o que está escrito no rótulo seja realmente o que a bateria contém. Com isso as sub-baterias perderam o mercado e hoje em dia a durabilidade se equivale entre as marcas mais conhecidas.

Sua bateria vai durar mais se seu carro for mais simples, sem ar-condicionado, som de competição, faróis anormais, etc. Nesse caso ela pode durar anos. Mas na média, em um carro com todos os equipamentos de fábrica, uma bateria dura entre 2 anos a 2 anos e meio, com algumas exceções. (leia aqui sobre garantia de bateria).

NA PRÁTICA - Não se pode dizer que a nova medida reduzirá os riscos de acidentes no trânsito já que cada condutor tem uma forma, certa ou errada, de conduzirem seus carros, sendo os mesmos responsáveis pelos acidentes costumeiros que infelizmente vem acontecendo nas diversas rodovias brasileiras. No entanto, é válido citar que independente da falta de educação ou não dos motoristas é fato que os custos para manter carros pelos próximos dias aumentarão, e muito, graças à esta nova lei sancionada pelo atual presidente interino, Michel Temer.