Finalmente, depois de postagem neste blog a Prefeitura concertou os postes na Prainha, uma das ruas reclamadas do dia 30 de Março.

Se todo ano fosse ano de campanha política, certamente a cidade de Barreiros estaria um verdadeiro brinco.

Rua Conselheiro Manoel dos Anjos, finalmente clara, depois da postagem feita
dia 30 aqui neste blog, reclamando ações.

(Imagens Ed Soares)
Ruas, praças, igrejas, prédios públicos ou quaisquer outros setores teriam pinturas novas, reformas, cuidados especiais, e nenhuma reclamação contra quem administra a Prefeitura viram às redes sociais. As reclamações, principalmente as postadas em blogs, teriam efeito positivo, e ação imediata. Ruas escuras voltariam às claras, apenas com uma mera citação online. E tudo, tudo mesmo, poderia ser visto como motivo de "uma boa ação" por parte da gestão municipal, apesar de seu compromisso.

E por que estou citando isto? Simples, durante os anos de 2013, 2014 e 2015, as ruas de Barreiros, em diversos bairros, conforme fora postado aqui nesta página, foram apontadas e mostradas totalmente em completa escuridão. O Bairro conhecido como Maria Amália é um dos grandes exemplos. Durante anos tanto este blogueiro quanto o responsável pela página do Facebook, Barreiros Esta é a Cidade, que ainda mora na mesma localidade, clamamos constantemente, online, para que a Prefeitura em parceria com a CELPE, resolvessem o problema crônico da falta de iluminação naquela comunidade. Homens, mulheres e crianças eram obrigados à andar sob o medo constante com falta de iluminação à partir da passarela ou da ponte de mesmo nome do bairro. E, mesmo com todas as imagens e cobranças, nada fora feito. 

Rua Conselheiro Manoel dos Anjos, finalmente clara, depois da postagem feita
dia 30 aqui neste blog, reclamando ações.
(Imagens Ed Soares)
Como o Prefeito está à procura de votos e em busca da reeleição (impossível), postes foram colocados, este ano, à pouco menos de dois meses, a partir do acesso principal àquele bairro, permitindo, senão uma visibilidade completa, pelo menos parcial. Antes disso foi preciso que este blogueiro levasse dois tiros, à frente da casa que morávamos, minha esposa e eu,  quase perdendo a vida, sendo abordados no inicio do Bairro Maria Amália, para que finalmente, depois que saímos daquela localidade, vindo à morar na Prainha, para que finalmente o Prefeito tomasse um pouco de vergonha e acionasse iluminação e postes

Antes não adiantavam quaisquer reclamações. O Prefeito Carlinhos da Pedreira (PSB), fazendo olhos cegos e ouvidos surdos, mesmo vendo que cidadãos estavam sendo constantemente ameaçados de morte, sendo assaltados e correndo e riscos sérios de vida, para que finalmente algo fosse feito. O Prefeito só veio à cumprir com sua obrigação, enquanto gestor, em ano político, em busca de votos.

Fato interessante também se repete, atualmente, no Bairro da Prainha. Com quase um mês, sem iluminação e depois de diversas reclamações feitas às CELPE e à Prefeitura, por moradores, ainda assim, tanto uma quanto outra instituição, faziam-se de cegos e surdos aos apelos dos cidadãos. No dia 30 de Março, deste ano, trouxe à este blog mais uma postagem com o título "Ruas escuras - Dois postes apagados na Prainha à quase um mês, nem a Celpe e nem a Prefeitura tomam providências". Dois dias depois da postagem ter ido ao ar, aqui neste blog, os moradores do bairro da Prainha, tiveram a felicidade de encontrar iluminação nos postes, depois da cobrança online.

Tanto no caso do Bairro Maria Amália quanto na Prainha, os moradores respiram um pouco mais aliviados, depois que finalmente executaram serviços tão simples se serem resolvidos pelo poder público. No entanto, no caso anterior tiveram que esperar mais de três anos, apesar das reclamações, só o fazendo em período de política. Já aqui, na Prainha, por ser ano de intenções politica e com ações politiqueiras, o Prefeito Carlinhos da Pedreira (SPB) manda agir, pensando na reeleição.

A população, independente dos casos, agradece à Prefeitura, no entanto, tem os olhos bem abertos à politicagem e à hipocrisia.

Outras ruas de demais bairros, no entanto, ainda se encontram escuras necessitando de ações efetivas por parte da Prefeitura que é a principal responsável pela iluminação pública desde o ano passado. E até agora, não tiveram seus casos, reclamados, solucionados.